Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20324
Título: | Modelagem matemática no ensino de funções trigonométricas: uma proposta por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling in the teaching of trigonometric functions: a proposal through the Hypothetical Learning Trajectory |
Autor(es): | Gois, Victor Hugo dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
Palavras-chave: | Funções trigonométricas Modelos matemáticos Aprendizagem Trigonometrical functions Mathematical models Learning |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | GOIS, Victor Hugo dos Santos. Modelagem matemática no ensino de funções trigonométricas: uma proposta por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho busca fomentar discussões a respeito dos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de propostas de atividades resolvidas no ambiente de aprendizagem da Modelagem Matemática, na perspectiva de Almeida, Silva e Vertuan (2012) e subsidiada pela Trajetória Hipotética de Aprendizagem proposta por Simon (1995). São propostas três atividades que versam a respeito do ensino de funções trigonométricas, em especial funções do tipo Seno e do tipo Cosseno, que podem ser desenvolvidas pela Modelagem Matemática. Elas são distintas principalmente pela autonomia dos alunos na hora de resolvê-las, o que Silva, Almeida e Gerôlomo (2011) classificam como diferentes momentos de familiarização dos alunos com atividades de modelagem. Além disso, apresentamos a THA como um instrumento pedagógico que pode ser muito eficaz no planejamento de atividades como as que apresentamos. Para cada atividade, que está inserida em um diferente momento de familiarização dos alunos com a modelagem, as trajetórias têm objetivos e enfoques diferentes. São também apresentados nesse trabalho algumas pesquisas que tratam de modelagem e trigonometria e algumas que tratam da THA no ensino de matemática e também as potencialidades do uso de applets no ensino de trigonometria que enriquecem ainda mais as propostas que aqui apresentamos. |
Abstract: | This work aims to foster discussions about the teaching and learning processes in Mathematics through proposals of activities solved in the learning environment of Mathematical Modeling from the perspective of Almeida, Silva and Vertuan (2012) and subsidized by the Hypothetical Learning Trajectory proposed by Simon (1995). Three activities are proposed that deal with the teaching of trigonometric functions, especially Sine and Cosseno type functions, which can be developed by Mathematical Modeling. They are distinguished mainly by the students' autonomy in solving them, which Silva, Almeida and Gerôlomo (2011) classify as different moments of familiarization of students with modeling activities. In addition, we present the HLT as a tool that can be very effective in planning activities such as the ones we present. For each activity, which is inserted in a different moment of familiarization of the students with the modeling, the trajectories have different objectives and approaches. Also presented in this work are some researches that deal with modeling and trigonometry and some that deal with HLT in mathematics teaching. And also the potentialities of the use of applets in the teaching of trigonometry that further enrich the proposals presented here. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20324 |
Aparece nas coleções: | LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EMAT_I_2017_18.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.