Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cremonez, Everlea Aparecida Rossi | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T13:14:56Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T13:14:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-21 | |
dc.identifier.citation | CREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Statistics | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital information and communication technologies as teaching tools in mathematics | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo analisar os benefícios e as dificuldades de se aliar tecnologias digitais ao ensino de matemática, bem como as dificuldades do professor em usá-las em suas aulas. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento das tecnologias e sua inserção na educação. Os dados para análise foram obtidos junto aos alunos do Ensino Médio, por meio de uma atividade sobre frequências e médias, que num primeiro momento foi ministrada em sala de aula e no outro em um laboratório de informática. Foi apresentado aos alunos um questionário para avaliar a opinião dos mesmos com a metodologia aplicada ao estudo da matemática e também se as tecnologias deveriam ser inseridas em outras disciplinas, evidenciando que a inclusão de tecnologias digitais pode contribuir em muito com o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando-se a importância do empenho dos professores. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee1 | Araman, Eliane Maria de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Dutra, Alessandra | |
dc.contributor.referee3 | Dalto, Jader Otavio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Matemática e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EMAT_I_2017_04.pdf | 894,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.