Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dariella Paula Basso da
dc.date.accessioned2020-11-24T13:14:56Z-
dc.date.available2020-11-24T13:14:56Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationSILVA, Dariella Paula Basso da. Análise de provas escritas resolvidas por estudantes que cursam cálculo diferencial e integral 1: que conhecimentos são revelados? 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20319-
dc.description.abstractThis study seeks to evidence the knowledge revealed by students who study Differential and Integral Calculus 1 (CDI 1), through the analysis of the written production in questions of the tests solved by the students during the discipline. The aim is to categorize this knowledge from the strata of mathematical knowledge (numerical, algebraic, functional). To that end, 33 questions were selected that were part of six tests applied as apprenticeship evaluation of the CDI 1 discipline, of 14 students from the 1st period of an Engineering course, who failed in the discipline, but had performed at least 3 of the 5 tests Proposals. As a cut, elements observed from the written production analysis of one of these students are discussed in detail. It was sought during the analysis to demonstrate aspects of mathematical knowledge that could be inferred if the student already "dominated" elements related to certain strata (numerical, algebraic and / or functional).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus, Integralpt_BR
dc.titleAnálise de provas escritas resolvidas por estudantes que cursam cálculo diferencial e integral 1: que conhecimentos são revelados?pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of written and solved tests by students of differential and Integral calculus course: what knowledge is revealed?pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo procura evidenciar conhecimentos revelados por estudantes que cursam Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1), por meio da análise da produção escrita em questões das provas resolvidas pelos estudantes durante a disciplina. Busca-se aqui categorizar esses conhecimentos a partir dos estratos do conhecimento matemático (numérico, algébrico, funcional). Para tal, foram selecionadas 33 questões que fizeram parte de seis provas aplicadas como avaliação de aprendizagem da disciplina de CDI 1, de 14 alunos do 1º período de um curso de Engenharia, que reprovaram na disciplina, mas haviam realizado pelo menos 3 das 5 provas propostas. Como recorte, são discutidos em detalhes elementos observados a partir da análise de produção escrita de um desses estudantes. Buscou-se, durante a análise, evidenciar aspectos do conhecimento matemático que pertimissem inferir se aquele estudante já “dominava” elementos relacionados a determinados estratos (numérico, algébrico e/ou funcional).pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_02.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.