Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarino, Cleiton Antonio-
dc.date.accessioned2020-11-24T13:14:55Z-
dc.date.available2020-11-24T13:14:55Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationMARINO, Cleiton Antonio. Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318-
dc.description.abstractThis work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could emerge based upon tasks such as taking measurements of walls, interacting with colleagues, producing texts, creating project sketches among others. For this, qualitative research with an interpretative character was utilized, regarding the analysis of the tasks. The Realistic Mathematics Education, besides being the teaching approach that teachers should adopt when applying this material in their classes, also served as theorical contribution for the tasks’ analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Problems, exercises, etcpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleNa minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realísticapt_BR
dc.title.alternativeIn my house has mathematics: a didactic proposal in the light of realistic mathematical educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a elaboração e a análise de uma trajetória de ensino e aprendizagem que contém 14 tarefas matemáticas criadas à luz da Educação Matemática Realística. Exploraram-se como contexto central das tarefas as construções de plantas baixas de casas para que as ideias matemáticas emergissem a partir de tarefas como tomar as medidas de paredes, interagir com os colegas, produzir textos, criar de esboços de projetos, entre outras. Para isso, utilizou-se da metodologia qualitativa de cunho interpretativo no que tange a análise das tarefas. A Educação Matemática, além de ser a abordagem de ensino que os professores devem adotar ao aplicar esse material em suas aulas, serviu ainda de aporte teórico para análise das tarefas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee3Dalto, Jader Otávio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_01.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.