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dc.creatorQuevedo, Sandra Lucia Marçal Nacour
dc.date.accessioned2020-11-24T13:14:54Z-
dc.date.available2020-11-24T13:14:54Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationQUEVEDO, Sandra Lucia Marçal Nacour. Avaliação da aprendizagem: instrumentos e concepções na disciplina de matemática no ensino fundamental. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20317-
dc.description.abstractThis monograph had as general objective to investigate possibilities of using evaluation instruments, aligned with the guidelines presented in official documents with a view to learning, focusing on the work of Mathematics in the final years of Elementary School. In order to respond to the objective, it was proposed to conceptualize evaluation as a learning opportunity; Review recommendations in official evaluation documents; Evaluation instruments that meet these assumptions. The evaluation is of great relevance, it should enable the student to follow his own process of knowledge construction, encouraging him to prove his hypotheses, to establish relationships between what he already knows and what he has learned again. The methodology applied to this study was the bibliographic research. From this theoretical survey it was concluded that, even with new conceptions and different characteristics, teachers still find it difficult to put into practice new models or evaluation tools that help them. The evaluation aims to obtain information about the students' prior knowledge, if it is evolving in their knowledge, if they are learning all the content transmitted by the teacher. It is concluded that the various forms or tools of evaluation each have their due importance in the evaluation context. It is important to note that it should not only be interpreted as the final product of this pedagogical practice. It must be understood as an integral part of an educational process that has as its final goal the formation of a subject capable of acting in the society of which it is a part. Therefore, it becomes relevant that the teacher understands what is the assessment and the benefits it provides in learning. The importance of evaluation is that it should enable students to follow their own process of knowledge construction, encouraging them to prove their hypotheses, establish relationships between what they already know and what they have learned anew. It must occur, regardless of the evaluation instrument used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: instrumentos e concepções na disciplina de matemática no ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLearning evaluation: instruments and concepts in the subject of mathematics in elementary educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo geral investigar possibilidades de utilização de instrumentos de avaliação, alinhados com as diretrizes apresentadas em documentos oficiais com vistas a oportunizar a aprendizagem, com foco no trabalho da disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para responder ao objetivo, foi proposto, conceituar a avaliação como oportunidade de aprendizagem; analisar recomendações presentes em documentos oficiais acerca da avaliação; elencar instrumentos de avaliação que atendem esses pressupostos. A avaliação é de grande relevância, ela deve possibilitar ao aluno o acompanhamento do seu próprio processo de construção do conhecimento, encorajando-o a comprovar suas hipóteses, estabelecer relações entre o que já sabe e o que aprendeu de novo. A metodologia aplicada a este estudo foi a pesquisa bibliográfica. A partir deste levantamento teórico concluiu-se que, mesmo com novas concepções e características diferentes, os professores ainda sentem dificuldades de colocar em prática novos modelos ou instrumentos de avaliação que o auxiliem. A avaliação tem como objetivo obter informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos, se ele está evoluindo em seus conhecimentos, se está aprendendo todo o conteúdo transmitido pelo professor. Conclui-se que as várias formas ou ferramentas de avaliação apresentam cada qual sua devida importância no contexto avaliativo. É relevante observar que ela não deve ser interpretada apenas como produto final de toda esta prática pedagógica. Ela deve ser compreendida como parte integrante de um processo educativo que tem como meta final a formação de um sujeito capaz de atuar na sociedade da qual faz parte. Portanto, se torna relevante que o professor entenda o que é a avaliação e os benefícios que ela proporciona na aprendizagem. A importância que a avaliação tem é que ela deve possibilitar ao aluno o acompanhamento do seu próprio processo de construção do conhecimento, encorajando-o a comprovar suas hipóteses, estabelecer relações entre o que já sabe e o que aprendeu de novo. Devendo ocorrer, independente do instrumento avaliativo utilizado.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

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