Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Frederice, Victor Marques | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T12:58:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T12:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-28 | |
dc.identifier.citation | FREDERICE, Victor Marques. Aplicação da técnica de Análise Preliminar de Risco (APR) nas atividades executadas pelos trabalhadores de um food truck. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20252 | - |
dc.description.abstract | The present work is to contribute to the research area related to health and safety of Food Trucks workers, which is few studied and has rare bibliographic productions. Therefore, the objectives of this research are to identify and evaluate the risks that the workers are exposed in the activities execution of a Food Truck, specifically in a vehicle adapted for the confection and sale of churros, through Preliminary Risk Analyzes (PRA's), classifying them as trivial, tolerable, moderate, relevant or intolerable according to their severity degree and occurrence frequency. The visits and data collection were realized in August and September 2017, where were identified the ergonomic, physical and accident risks. In case of occurrence, the risk classified with the maximum degree of severity (5) is the accident due to collision and / or overturning in the intercity commuting of the vehicle, which even with the application of the recommendations does not change its classification as a risk relevant, however, decreases its probability of occurrence. The ergonomic risks were those that presented the maximum frequency degree (5), where the loading of overweight goods and delivery of the product to the customer were classified as moderate, that is, it is important to apply the corrective actions in the short term, aiming at the reduction of risk exposure. The ergonomic risk was classified as relevant in the case of the repetitive effort in the operation of the candy machines, and the immediate application of the corrective actions was necessary in order to reduce its degree of severity. The application of the APR’s proved to be effective, acting to improve the health and safety of workers through the identification, classification and recommendations described in order to eliminate or minimize the risks present in the execution of the activities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de riscos | pt_BR |
dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Alimentos - Comércio | pt_BR |
dc.subject | Risk assessment | pt_BR |
dc.subject | Industrial safety | pt_BR |
dc.subject | Food industry and trade | pt_BR |
dc.title | Aplicação da técnica de Análise Preliminar de Risco (APR) nas atividades executadas pelos trabalhadores de um food truck | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of the Preliminary Risk Analysis (PRA) technique in the activities performed by the workers of a food truck | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa contribuir para com a área de pesquisa relacionada à saúde e segurança dos trabalhadores de Food Trucks, que é pouco estudada e possui raras produções bibliográficas. Diante disso, os objetivos desta pesquisa contemplam a identificação e avaliação dos riscos que os trabalhadores estão expostos na execução das atividades de um Food Truck, mais especificamente em um veículo adaptado para a confecção e venda de churros, por meio de Análises Preliminares de Risco (APR’s), classificando-os em triviais, toleráveis, moderados, relevantes ou intoleráveis conforme seu grau de severidade e frequência de ocorrência. As visitas e coletas de dados foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2017, onde os riscos ergonômico, físico e de acidente foram identificados. O risco classificado com o grau máximo (5) de severidade em caso de ocorrência é o acidente de trajeto devido a colisão e/ou capotamento nos deslocamentos intermunicipais do veículo, risco esse que com a aplicação das recomendações não altera o seu enquadramento como um risco relevante, porém, diminui sua probabilidade de ocorrência. Já os riscos ergonômicos foram os que apresentaram o grau máximo (5) de frequência, onde o carregamento de mercadorias com sobrepeso e entrega do produto ao cliente foram classificados como moderados, ou seja, necessitam de aplicação das ações corretivas em curto prazo, visando a redução da exposição aos riscos. Já para o caso da realização de esforço repetitivo na operação das doceiras, o risco ergonômico foi classificado como relevante, sendo necessária a aplicação imediata das ações corretivas, a fim de reduzir o seu grau de severidade. A aplicação das APR’s se mostrou eficaz, atuando para com a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores por meio da identificação, classificação e recomendações descritas a fim de eliminar ou minimizar os riscos presentes na execução das atividades. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Marco Antonio | |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Marco Antonio | |
dc.contributor.referee2 | Dalto, José Luis | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Fabio Cezar | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia e Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Segurança do Trabalho |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_CEEST_VI_2018_23.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.