Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176
Título: Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
Autor(es): Casini, Débora Mayumi Kawahara
Orientador(es): Lima, Lisandra Ferreira de
Palavras-chave: Livros didáticos
Química - Estudo e ensino
Textbooks
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 21-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CASINI, Débora Mayumi Kawahara. Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina, 2013.
Resumo: Este trabalho descreve a pesquisa realizada com professores de química de Apucarana no Estado do Paraná da rede estadual, sobre o ensino para jovens e adultos, identificando os materiais utilizados em sala, metodologias e critérios de avaliação na escolha do livro didático. A investigação partiu sobre este público, pois são alunos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, passaram por algum processo de exclusão e necessitam de um ensino diferenciado. Para isso buscou-se verificar quais as contribuições ao ensino de química através do livro didático utilizado em sala de aula e verificação dos critérios utilizados pelos professores na escolha do livro didático, através de um questionário. O tipo de pesquisa selecionada foi a de pesquisa de campo com questionário estruturado. Os resultados apontaram existir a preocupação dos educadores com o aprendizado, mas que o livro didático adotado não satisfaz na integralidade as necessidades do público em análise.
Abstract: This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The research went on this public, because they are students who did not have access to school age, passed through any deletion process of exclusion and require a differentiated teaching. For this reason we sought to check which the contributions to the teaching of chemistry though the textbook used in the classroom and verification of the criteria used by teachers in the choice of the textbook, by means of a questionnaire. The type of research was selected to field research with structured questionnaire. The results pointed out there is the concern of educators with the learning process, but that the textbook did not satisfy in full the needs of the public in analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_05.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.