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dc.creatorFontana, Patricia-
dc.date.accessioned2017-03-02T16:20:21Z-
dc.date.available2017-03-02T16:20:21Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.citationFONTANA, Patricia. Análise de modelos de distribuição transversal de cargas em superestruturas de viga em seção caixão de pontes e viadutos alargados. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2016-
dc.description.abstractThe present work shows a comparison between results of the structural analysis of a cellular box cross section viaduct superstructure, the results are obtained with analytic simplified methods and with the finite element method using a suitable software, aiming the validation of the methods used for constructions in cellular box cross section, observing the criteria of time, cost and satisfactory results. The stress transversal distribution coefficients for the superstructure of a box cross section viaduct were analyzed for the expansion of the construction with the use of box cross section with different dimensions from the original one and with no symmetry, regarding the expansion only for one side of the construction. Such determination presents a huge importance, once the knowledge of the transversal distributions among the stringer beams that comprise the construction allows the elaboration of more accurate bridge widening designs, searching for the best approximation between the numerical models and the real behavior of the structure. The results showed that the three-dimensional models are those that are closer to the real condition of the structure, but with high level of complexity for development and a high demand of time. The grid model and the model based on the Fauchart’s theory show different results of the three-dimensional models, proving to be conservative and with inaccurate answers, not being indicated for the analysis of box cross section structures. On the other hand, the Mason’s Method showed good results, with values close to the ones of the three-dimensional models, however with a shorter time of development and delivery of results, featuring an efficient method for box cross section artworks widening studies, when analyzing the criteria of cost, time and results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPontes - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectRodovias - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectBridges - Design and constructionpt_BR
dc.subjectViaductspt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectRoads - Design and constructionpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleAnálise de modelos de distribuição transversal de cargas em superestruturas de viga em seção caixão de pontes e viadutos alargadospt_BR
dc.title.alternativeTransversal load distribution models analysis in box cross section beam superstructures for bridges and widened viaductspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma comparação entre resultados da análise estrutural da superestrutura de um viaduto em seção celular obtidos do estudo por métodos teóricos e pelo método dos elementos finitos com uso de software adequado, visando a validação dos métodos empregados para obras em seção celular, observando os critérios de tempo, custo e resultados satisfatórios. Foram analisados os coeficientes de distribuição transversal dos esforços na superestrutura de um viaduto quando da ampliação da obra com uso de seção caixão de dimensões diferentes da original e sem haver simetria, visto a ampliação apenas para um lado da obra. Tal determinação apresenta grande importância, visto que o conhecimento das distribuições transversais entre as longarinas que compõem a obra permite a elaboração de projetos de alargamento de pontes mais precisos, buscando a melhor aproximação entre os modelos numéricos e o comportamento real da estrutura. Os resultados obtidos mostraram que os modelos tridimensionais são aqueles que mais se aproximam da condição real da estrutura, porém com alto nível de complexidade para desenvolvimento e uma demanda de tempo elevada. Os modelos de grelha e o modelo baseado na teoria de Fauchart apresentaram resultados divergentes dos modelos tridimensionais, se mostrando conservadores e com respostas imprecisas, não sendo indicados para análise de estruturas em seção caixão. Já o Método de Mason apresentou bons resultados, com valores próximos aos modelos tridimensionais, porém com um prazo mais reduzido de desenvolvimento e obtenção de resultados, caracterizando um método eficiente para estudos de ampliações de obras de arte com seção caixão, quando da análise dos critérios de custo, tempo e resultados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872091405060183pt_BR
dc.contributor.advisor1Puppi, Rogério Francisco Küster-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551962790629228pt_BR
dc.contributor.referee1Puppi, Rogério Francisco Küster-
dc.contributor.referee2Santos Filho, Mauro Lacerda-
dc.contributor.referee3Stramandinoli, Renata Sá Brito-
dc.contributor.referee4Moreira, Amacin Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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