Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20169
Título: | Práticas de letramentos em uma turma de alfabetização popular no Programa Paraná Alfabetizado em Londrina |
Autor(es): | Proença, Débora Maria |
Orientador(es): | Storto, Letícia Jovelina |
Palavras-chave: | Letramento Alfabetização Leitura (Educação de adultos) Literacy Reading (Adult education) |
Data do documento: | 10-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | PROENÇA, Débora Maria. Práticas de letramentos em uma turma de alfabetização popular no Programa Paraná Alfabetizado em Londrina. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014. |
Resumo: | O Paraná assumiu junto com o governo Federal o compromisso de universalizar o ensino fundamental, promovendo apoio a ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos/as e idosos/as, através do Programa Paraná Alfabetizado (PPA). A SEED- Secretaria de Educação do Estado promove e incentiva a formação de turmas de Alfabetização de jovens e adultos/as, através de edital público que estabelece orientações, critérios e procedimentos para contratação de alfabetizadores/as e constituição dessas turmas. A pesquisa, procura investigar as práticas de letramento desenvolvidas em uma turma de alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado (PPA), a partir das práticas pedagógicas da alfabetizadora no processo de alfabetização. |
Abstract: | Paraná state has agreed to the Federal government on the commitment of universalizing the elementary education, providing support to the actions in order to support the literacy of teenagers at 15 and older, adults and elderly likewise, through the Paraná Literacy Program (PPA). The SEED- the Education bureau of the state of Paraná promotes and encourages the literacy of groups of youths and adults/ through a public notice, which sets guidelines, criteria and procedures for hiring literacy tutors/ and for getting new groups in class. The research, investigates the literacy practices developed in a classroom literacy at the Parana literacy pro-gram (PPA) from the practices of the tutor at the literacy process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20169 |
Aparece nas coleções: | LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_EJA_I_2013_04.pdf | 7,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.