Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Pedro Henrique de Alencar
dc.date.accessioned2020-11-24T11:33:56Z-
dc.date.available2020-11-24T11:33:56Z-
dc.date.issued2014-12-11
dc.identifier.citationMACHADO, Pedro Henrique de Alencar. Um protótipo de data mining aplicado ao processo de gestão educacional para detecção de evasão escolar. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Internet e Dispositivos Móveis) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20050-
dc.description.abstractThe need for learning management is an increasingly effulgent goal, in view of the problems encountered in our country to provide an efficient and quality education. Among these we can mention some problems, such as: Little investment in technology management, workload faced by teachers, lack of interest from students about topics covered, among many others.Considering the range of information that higher education institutions have in their databases, an analysis of data can provide mechanisms to assist teachers and administrators in taken more assertive decisions. This paper describes the creation of a prototype web data mining that aims to detect the school dropout students of Bachelor in Informatics of the Federal Technological University of Paraná - Campus Francisco Beltrão. A web application was created, which was prepared to receive parameters of a student and to calculate the probability of referring to become an elusive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDropoutspt_BR
dc.titleUm protótipo de Data Mining aplicado ao processo de gestão educacional para detecção de evasão escolarpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA necessidade de gestão da aprendizagem é um objetivo cada vez mais importante, tendo em vista os problemas encontrados em nosso país em prover uma educação eficiente e de qualidade. Dentre esses problemas podemos mencionar alguns, como por exemplo: Pouco investimento em tecnologia de gestão, sobrecarga de trabalho enfrentada pelos professores, falta de interesse dos alunos sobre temas abordados, entre tantos outros. Tendo em vista a gama de informações que as Instituições de Ensino Superior têm em suas bases de dados, uma análise dos dados pode prover mecanismos que auxiliem docentes e gestores em tomadas de decisões mais assertivas. Este trabalho descreve a criação de um protótipo web de mineração de dados que visa detectar a evasão escolar de alunos do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão. Uma aplicação web foi criada, cuja foi preparada para receber parâmetros de um aluno e calcular a probabilidade do referente tornar-se um aluno evasivo.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Varela, Paulo Júnior
dc.contributor.referee1Varela, Paulo Júnior
dc.contributor.referee2Silva, Flávio de Almeida e
dc.contributor.referee3Freddo, Ademir Roberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.programDesenvolvimento de Sistemas para Internet e Dispositivos Móveispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Desenvolvimento de Sistemas para Internet e Dispositivos Móveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_DESIDM_I_2015_17.pdf4,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.