Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20047
Título: | Estudo de caso do ambiente virtual de aprendizagem e videoconferência: aplicação no contexto escolar |
Autor(es): | Luiz, Silvio |
Orientador(es): | Oliveira, Wellton Costa de |
Palavras-chave: | Ensino à distância Ambientes virtuais compartilhados Videoconferências Distance education Shared virtual environments Videoconferencing |
Data do documento: | 30-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | LUIZ, Silvio. Estudo de caso do ambiente virtual de aprendizagem e videoconferência: aplicação no contexto escolar. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2014. |
Resumo: | O ensino através do ambiente virtual proporciona ao aluno ser realmente ativo, responsável por sua aprendizagem e, principalmente, aprender a aprender. Porém, note-se que o aluno possui a cultura de esperar por comandos e orientações, e desse modo, é de responsabilidade do professor mostrar aos alunos a necessidade pela busca da informação. O ambiente virtual de aprendizagem auxilia na autoorganização do trabalho. Ao mesmo tempo que o ambiente virtual é conveniente e flexível com relação aos horários, é necessário ao professor organizar-se, a fim de não se perder no processo. Cabe ao professor procurar maneiras de aproveitar esse recurso, adequando-o a sua prática pedagógica. O objetivo geral do presente estudo consiste em montar e desenvolver os servidores de Moodle e videoconferência, a fim de obter uma resposta positiva por parte dos alunos e usuários do ambiente virtual de aprendizagem. Através do estudo, pretende-se verificar como o ambiente virtual de aprendizagem do tipo Moodle pode ser considerado um instrumento destinado a garantir a aprendizagem, principalmente em instituições que oferecem educação a distância ou ensino online, visto que o mesmo possibilita uma adequação sobre as necessidades das instituições e dos usuários, já que, por ser um software livre, pode ser adaptado às necessidades da instituição. Objetiva-se também verificar como a utilização da videoconferência, através da ferramenta denominada de Big Blue Button, auxilia no processo de aprendizagem no ambiente virtual. |
Abstract: | The education through the virtual environment provides the student be really active, responsible for their learning and especially learning to learn. However, it should be noted that the student has the culture of waiting for commands and directions, and thus, it is the teacher's responsibility to show students the need for information search. The virtual learning environment helps in self-organization of work. While the virtual environment is convenient and flexible with respect to time, it is necessary to organize the teacher, so as not to be lost in the process. The teacher has to look for ways to take advantage of this feature, adapting it to their practice. The general objective of this study is to assemble and develop Moodle servers and video conferencing in order to get a positive response from students and users of the virtual learning environment. Through the study, we intend to see how the virtual environment Moodle type learning can be considered a tool to ensure learning, particularly in institutions offering distance education or online education, since it enables an adaptation of the needs institutions and users, since, as a free software can be adapted to the needs of the institution. The purpose is also to see how the use of videoconferencing by tool called Big Blue Button, assists in the process of learning environment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20047 |
Aparece nas coleções: | FB - Desenvolvimento de Sistemas para Internet e Dispositivos Móveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_DESIDM_I_2014_11.pdf | 381,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.