Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Bruno Jose de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:25:33Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:25:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-26 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruno Jose de. Sistemas inteligentes de transporte aplicados ao controle de tráfego. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20033 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Congestionamento | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de controle inteligente | pt_BR |
dc.subject | Algorítmos | pt_BR |
dc.subject | Traffic congestion | pt_BR |
dc.subject | Intelligent control systems | pt_BR |
dc.subject | Algorithms | pt_BR |
dc.title | Sistemas inteligentes de transporte aplicados ao controle de tráfego | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando as fragilidades tocantes ao gerenciamento de tráfego apresentadas nas grandes cidades, está sendo proposto um Sistema Inteligente de Transporte capaz de reduzir o índice de congestionamento. Foi estudado um modelo de infraestrutura baseado em uma rede mesh, onde existem dispositivos de rádio frequência e veículos interagindo. São discutidos também os métodos utilizados para realizar a comunicação entre dispositivos, utilizando-se de mecanismos como o Zigbee e outros exclusivos para a aplicação em transportes (VANET e WAVE), apresentando uma solução que inclui sistemas avançados de gerenciamento (ATMS), mecanismos de comunicação (ATIS) e artefatos de cobrança (ERP) que auxiliam no controle de tráfego. Como resultado da pesquisa realizada, foi elaborado um estudo de caso para a cidade de Curitiba onde o congestionamento é reduzido através do escalonamento de semáforos e de vias bem como pela cobrança baseada em deslocamento. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Godoy Júnior, Walter | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Eletrônica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teleinformática e Redes de Computadores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Teleinformática e Redes de Computadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TELEINFO_2012_1_01.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.