Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19967
Título: | Coautoria do aluno mediada pelas tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua inglesa |
Título(s) alternativo(s): | Student co-authorship mediated by information and communication technologies in english language teaching |
Autor(es): | Machado, Veridiana Carla |
Orientador(es): | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
Palavras-chave: | Professores - Formação Tecnologias da informação e comunicação Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Mediação Teachers, Training of Information and Communication Technology English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers Mediation |
Data do documento: | 11-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MACHADO, Veridiana Carla. Coautoria do aluno mediada pelas tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua inglesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, com os objetivos de tornar o aluno mais próximo de sua realidade digital; fazer com que o mesmo se torne coautor do processo de ensino e aprendizagem e amplie a sua autonomia. Objetiva, ainda mostrar o novo papel do professor perante as tecnologias como orientador e mediador da prática pedagógica. Também abordará o ensino do idioma em conjunto com os aspectos culturais para incluir o discente na sociedade dos falantes nativos da língua alvo, pois não há como ensinar um idioma isolado da questão cultural, já que um está interligado ao outro. Desse modo, a disciplina parecerá mais concreta, pois com a internet tão presente no cotidiano, outro país, outra cultura, outro idioma está a apenas um click de distância. A pesquisa, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso; quanto à abordagem é qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto à natureza é teórica. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dez docentes do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Rio Negro – PR (escola esta escolhida entre as cinco das quais a pesquisadora trabalha, por ser pública e por possuir diversas tecnologias e perceber que a instituição demonstrou interesse em participar), questionando qual era a opinião dos docentes em relação aos artefatos tecnológicos e se os mesmos utilizavam diversas tecnologias em sala de aula. Após a análise das entrevistas, apresenta-se uma reflexão sobre o tema e algumas sugestões para melhorar a coautoria dos alunos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula. |
Abstract: | This research theme is the importance of the use of the Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. It intends to put the student closer to digital reality and make the student become co-author in the teaching and learning process to increase his autonomy. It aims at showing the new teachers roles using technologies as a guidance counselor and pedagogical practice mediator. It also approaches the language teaching to cultural aspects to introduce the student in the society of the target language. It is not possible to teach a language far from cultural issues, since one is interrelated to another. This research is a qualitative, descriptive, theoretical case study. The data collection was carried out by interviewing ten teachers in a municipal elementary school in Rio Negro – PR (this school was chosen among five schools where the researcher works, since it is public and it has various technologies. And the institution showed interest in participating). The questions were about teachers’ opinion about technological artifacts and if they use various technologies in the classroom. This research, after analyzing the interviews, presents a reflection about the theme and some suggestions to improve students co-authorship in the use of the Information and Communication Technologies in the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19967 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_61.pdf | 479,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.