Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Silvana
dc.date.accessioned2020-11-24T11:20:08Z-
dc.date.available2020-11-24T11:20:08Z-
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationLEITE, Silvana. A importância das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19966-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the importance and use of new technologies in the teaching and learning process, aiming to improve the new ways of learning and teaching, providing favorable conditions for the exchange of knowledge between teacher and student. It is known that today, students already have access to new technologies, especially the internet and the cell phone, and that they use them daily. Thus, it is important that the teacher broadens the possibilities of working with his students integrating them into the educational process. Unlimited access to information through new technologies enables knowledge that can serve as an educational element for learning. The insertion of technologies in school education reinforces development advantages in the learning teaching process and that, if well utilized, makes possible a much more meaningful learning. The interactions of the teacher with his students in the search for knowledge through the technologies amplify and transform the participation, promoting the autonomy and the responsibility of the student in the construction of his own learning. New technologies bring new perspectives in educational environments. They provide unlimited access to knowledge and languages close to the universe of student interest. However, it is necessary to correctly use the new technologies in the teaching-learning process and obligatorily the professional qualification of the teachers. All that is done for education, with the use of new technologies, will be heading towards a promising future in the area of human development. To instigate teachers’ reflection on their pedagogical practice and the importance of seeking new challenges for the learning teaching process; to explore the available technological resources and to understand how technology can contribute to education are relevant aspects of this study. Methodologically the study is characterized as exploratory descriptive and relies on a consistent theoretical basis through a bibliographical research consisting of the analysis of already existing texts, published in the specialized literature, as well as in periodicals printed and / or made available on the Internet, in the two decades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleA importância das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe importance of new technologies in the teaching and learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar a importância e utilização das novas tecnologias no processo ensino e aprendizagem, com o intuito de aprimorar as novas formas de aprender e ensinar, oportunizando condições favoráveis para a troca de conhecimentos entre professor e aluno. Sabe-se que atualmente, os estudantes já tem acesso às novas tecnologias, principalmente a internet e o celular, e que as usam diariamente. Assim, é importante que o professor amplie as possibilidades de trabalhar com seus alunos integrando-as no processo educacional. O acesso ilimitado de informações através das novas tecnologias possibilitam saberes que podem servir como elemento educativo para a aprendizagem. A inserção das tecnologias na educação escolar reforça vantagens ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem e que se bem aproveitadas, possibilita uma aprendizagem muito mais significativa. A interação do professor com seus alunos na busca pelo conhecimento através das tecnologias ampliam e transformam a participação, promovendo a autonomia e a responsabilidade do aluno na construção do seu próprio aprendizado. As novas tecnologias trazem novas perspectivas nos ambientes educativos. Proporcionam acesso ilimitado ao conhecimento e linguagens próximas do universo de interesse do aluno. Porém faz-se necessário a correta utilização das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem e obrigatoriamente a capacitação profissional dos docentes. Tudo quanto se fizer em prol da educação, com o uso das novas tecnologias, estará indo em direção a um futuro promissor na área do desenvolvimento humano. Instigar a reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica e a importância de buscar novos desafios para o processo ensino aprendizagem; explorar os recursos tecnológicos disponíveis e possibilitar a compreensão de como a tecnologia pode contribuir para a educação são aspectos relevantes neste estudo. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório e apoia-se em uma base teórica consistente por meio da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos já existentes, publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos impressos e/ou disponibilizados na Internet, nas duas últimas décadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee2Marriot, Rita de Cássia da Veiga
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_57.pdf395,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.