Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19963
Título: | Educomunicação: reflexões sobre as práticas de leitura crítica das mídias nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Educomunicación: reflexiones sobre las prácticas de lectura crítica de los medios en los años iniciales de la enseñanza fundamental |
Autor(es): | Monteiro, Romi Filomena |
Orientador(es): | Catto, Camilo |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino - Recursos audiovisuais Comunicação de massa e educação Pensamento crítico Prática de ensino Educational technology Teaching - Audio-visual aids Mass media and education Critical thinking Student teaching |
Data do documento: | 15-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MONTEIRO, Romi Filomena. Educomunicação: reflexões sobre as práticas de leitura crítica das mídias nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um breve histórico das práticas educomunicativas realizadas no Brasil, até tornarem-se política pública pela Rede Municipal de Educação de São Paulo e um estudo de caso envolvendo as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na construção da leitura crítica das mídias. Sendo necessário conhecer também a formação do professor, pois a Educomunicação pressupõe o protagonismo dos sujeitos envolvidos na obtenção da sua autonomia diante dos recursos tecnológicos, tanto alunos como professores. Para alcançar esse objetivo é imprescindível a construção da leitura crítica das mídias, contribuindo para a formação do cidadão participativo da sociedade onde está inserido e com possibilidades de promover as suas mudanças. A questão é: Como se dá essa conquista na prática pedagógica? Como adequar o conteúdo, o componente curricular ao protagonismo, neste caso o infantil? Tendo em vista que estamos recebendo em nossas escolas os nativos digitais? A pesquisa realizada numa escola municipal da cidade de São Paulo, envolveu cinco turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental I. Para tanto foi aplicado questionário com questões envolvendo o uso de mídias de massa e os vários dispositivos tecnológicos utilizados no contexto comunicativo. As professoras das turmas também foram entrevistadas, sobre as suas práticas pedagógicas, sua formação e desafios encontrados para incorporar as mídias nas suas aulas de modo que esses meios de comunicação sejam valorizados e conhecidos enquanto linguagem e técnicas utilizadas no cotidiano social. A escola pesquisada dispõe de recursos tecnológicos, o que é um fator positivo para a construção da leitura crítica das mídias. Os estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Prof. José Manoel Moran, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP liderados pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, além de considerar a teoria da complexidade do pensamento de Edgar Morin, foram as bases para este trabalho. |
Abstract: | Esta investigación presenta un breve historial de las prácticas educomunicativas realizadas en Brasil, hasta convertirse en política pública por la Red Municipal de Educación de São Paulo y un estudio de caso involucrando a las clases de los años iniciales de la enseñanza fundamental, con énfasis en la construcción de la lectura crítica de las " los medios de comunicación. Siendo necesario conocer también la formación del profesor, pues la Educomunicación presupone el protagonismo de los sujetos involucrados en la obtención de su autonomía ante los recursos tecnológicos, tanto alumnos como profesores. Para alcanzar ese objetivo es imprescindible la construcción de la lectura crítica de los medios, contribuyendo a la formación del ciudadano participativo de la sociedad donde está inserto y con posibilidades de promover sus cambios. La cuestión es: ¿Cómo se da esa conquista en la práctica pedagógica? ¿Cómo adecuar el contenido, el componente curricular al protagonismo, en este caso el infantil? Teniendo en cuenta que estamos recibiendo en nuestras escuelas a los nativos digitales? La investigación realizada en una escuela municipal de la ciudad de São Paulo, involucró a cinco grupos del primero al quinto año de la enseñanza fundamental I. Para ello se aplicó cuestionario con cuestiones que involucra el uso de medios de masa y los diversos dispositivos tecnológicos utilizados en el contexto comunicativo. Las profesoras de las clases también fueron entrevistadas, sobre sus prácticas pedagógicas, su formación y desafíos encontrados para incorporar los medios en sus clases de modo que esos medios de comunicación sean valorados y conocidos como lenguaje y técnicas utilizadas en el cotidiano social. La escuela investigada dispone de recursos tecnológicos, lo que es un factor positivo para la construcción de la lectura crítica de los médios. Los estudios e investigaciones desarrollados por el profesor. José Manoel Moran, por el Núcleo de Comunicación y Educación de la USP liderados por el Prof. Ismar de Oliveira Soares, además de considerar la teoría de la complejidad del pensamiento de Edgar Morin, fueron las bases para este trabajo. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19963 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_51.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.