Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renato Barbosa da
dc.date.accessioned2020-11-24T11:20:00Z-
dc.date.available2020-11-24T11:20:00Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationSILVA, Renato Barbosa da. Relação entre a formação de professores em cursos de pedagogia e o uso das tecnologias digitais na práxis pedagógica. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19962-
dc.description.abstractIn the contemporary way technological advances and development are so intense, that every novelty from these and these digital technological resources, mainly through the world network of interconnected computers, the Internet, mediated by Information and communication technologies (ICT), changes resonate intrinsically within the whole society. In the educational scenario, this process should not be different, because the schools, as historical institutions, in which the relationship teaching and learning must shape almost constantly, the teacher figures in the focus of this discussion, in the development of his Pedagogical praxis and use of these technological resources. This work has as its general objective by means of the bibliographical revision: to portray briefly, the teacher training in Brazil, in particular in the courses of pedagogy, pointing out the importance of the use of digital technological resources, and the Internet, Mediated by ICT (information and communication technologies) in the pedagogical praxis of this teacher, from this training, which enables the targeting of future actions with regard to the use of these same technological resources, in the process of Teaching-learning and changing paradigms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleRelação entre a formação de professores em cursos de pedagogia e o uso das tecnologias digitais na práxis pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeRelationship between teacher training in pedagogy courses and the use of digital technologies in pedagogical praxispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade os avanços e o desenvolvimento tecnológicos são tão intensos, que a cada novidade proveniente nesses e desses recursos tecnológicos digitais, principalmente por meio da rede mundial de computadores interligados, a internet, mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as mudanças repercutem intrinsecamente no seio de toda a sociedade. No cenário educacional, esse processo não deve ser diferente, pois as escolas, como instituições históricas, em que a relação ensino e aprendizagem devem se moldar quase que constantemente, o professor figura no foco dessa discussão, no desenvolvimento de sua práxis pedagógica e uso desses recursos tecnológicos. Esse trabalho tem como objetivo geral por meio da revisão bibliográfica: retratar brevemente, a formação de professor no Brasil, em específico nos cursos de Pedagogia, apontando a importância da utilização dos recursos tecnológicos digitais, e a internet, mediados pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na práxis pedagógica desse professor, provenientes dessa formação, que possibilite o direcionamento de ações futuras com relação ao uso desses mesmos recursos tecnológicos, no processo de ensino-aprendizagem e na mudança de paradigmas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee2Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.referee3Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_50.pdf304,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.