Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19958
Título: A coesão lexical com o uso do aplicativo Google Classroom
Autor(es): Oliveira, Paulo Otávio de
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Coesão (Linguística) - Ensino auxiliado por computador
Aplicativos móveis
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Cohesion (Linguistics) - Computer-assisted instruction
Mobile apps
Data do documento: 10-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Paulo Otávio de. A coesão lexical com o uso do aplicativo Google Classroom. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa pretende verificar a eficiência do uso da tecnologia, a partir da utilização do aplicativo Google Classroom na aprendizagem. O tema escolhido foi um elemento da coesão textual: a anáfora, o qual será estudado por meio do aplicativo Google Classroom. Está fundamentada na linguística textual, a partir dos pressupostos trabalhados por Fávero e Koch (2005) suas maiores representantes no Brasil. O procedimento metodológico usado foi o empírico analítico que é o método estabelecido para coleta de dados. Estes são, então, encaixados na pesquisa e, assim, obtém-se conclusões. Os resultados apresentados indicam que a tecnologia, mais especificamente o aplicativo Google Classroom é uma ferramenta eficiente e facilita a aprendizagem, pois já faz parte do dia a dia do estudante, e a apropriação do conhecimento torna-se mais dinâmica, bem como auxilia e aproxima o docente, o aluno e a aprendizagem, ou seja, a tecnologia torna-se uma aliada na aprendizagem.
Abstract: This research intends to verify the efficiency of the use of technology, from the use of the Google application in Classroom learning. The theme chosen was an element of textual cohesion: the anaphora, which will be studied by means of the application Google Classroom. Is based on textual Linguistics, from assumptions worked by Fávero and Koch (2005) his greatest representatives in Brazil. The methodological procedure used was the empirical analytical method is established for data collection. These are then embedded in the research, and thus conclusions obtained. The results indicate that the technology, more specifically the application Google Classroom is a powerful tool and facilitates learning, because it is already part of everyday life of the student, and the appropriation of knowledge becomes more dynamic, well as AIDS and approach the teacher, the learner and the learning, that is, the technology becomes an ally in learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19958
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_47.pdf868,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.