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dc.creatorGarcia, Michele Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:46Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:46Z-
dc.date.issued2018-09-15
dc.identifier.citationGARCIA, Michele Fernandes. O estágio supervisionado e a formação de professores para o uso das tecnologias. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19954-
dc.description.abstractThe first experiences of training in Brazil with the use of technologies have begun in the 1940s with the use of radio in distance education. In the following years, television and the computer have started to mediate not only the basic formations, but also the processes of teacher training. The technicist use of technologies in the dictatorship period is rethought and the critical educational thought and the new public policies arise with guidelines for technological mediation in the processes of teaching learning. However, studies show that teacher training for this purpose has not accompanied the evolution of the use of technologies in the daily life of society, resulting in a mismatch between academic training and training as a subject that is expected to happen in school period.Taking into account the need for improvement of initial teacher training and the period of supervised internship as a moment of reflexive and critical formation and articulation between theory and pedagogical practice, this research presented information about the offer or not of courses that prepare the teacher of basic education for the pedagogical use of technologies and verified how the dialogue between theory and pedagogical practice occurs during the period of supervised training.In the first stage of the research, a documentary survey was carried out with first-hand sources of official documents from the universities where the two study groups composed by undergraduate students attending the supervised internship period and the survey-type methodology with questionnaires and interviews to obtain information on theoretical training for the use of technologies in the teaching and learning process of these students. In the second stage, the research methodology of the survey type was used, in which the pedagogical practices experienced in supervised training were defined, as well as the internship characteristics and the theoretical-practical articulation in the use of educational technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Internship)pt_BR
dc.titleO estágio supervisionado e a formação de professores para o uso das tecnologiaspt_BR
dc.title.alternativeSupervised stage and teacher training for the use of technologiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs primeiras experiências de formação no Brasil com o uso das tecnologias se iniciaram na década de 40 com o uso do rádio no ensino à distância. Nos anos seguintes a televisão e o computador passaram a mediar não apenas as formações básicas, mas também processos de formação de professores. O uso tecnicista das tecnologias no período da ditadura é repensado e surgem o pensamento educacional crítico e as novas políticas públicas, com orientações para a mediação tecnológica nos processos de ensino aprendizagem. Contudo, estudos demonstram que a formação de professores para este fim não tem acompanhado a evolução do uso das tecnologias no cotidiano da sociedade, resultando em descompasso entre a formação acadêmica e a formação enquanto sujeito que se espera que aconteça na escola. Levando em consideração a necessidade de melhora da formação inicial de professores e o período de estágio supervisionado enquanto momento de formação reflexiva e crítica e de articulação entre a teoria e a prática pedagógica, essa pesquisa apresentou informações sobre a oferta ou não de disciplinas que preparem o professor da educação básica para o uso pedagógico das tecnologias e verificou de que forma ocorre o diálogo entre a teoria e a prática pedagógica durante o período de estagio supervisionado. Na primeira etapa da pesquisa realizou-se o levantamento documental com fontes de primeira mão de documentos oficiais das universidades onde os dois grupos de estudos compostos por alunos de licenciaturas em período de estagio supervisionado frequentam e a metodologia do tipo survey com questionários e entrevistas para obter informações sobre a formação teórica para o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Na segunda etapa utiliza-se a metodologia de pesquisa do tipo survey, na qual as práticas pedagógicas vivenciadas no exercício do estágio supervisionado foram definidas, bem como as características do estágio e da articulação teórico-prática no uso das tecnologias educacionais.pt_BR
dc.degree.localSão Paulopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee2Tsukamoto, Neide Mitiyo Shimazaki
dc.contributor.referee3Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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