Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStolz, Monica
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:36Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:36Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationSTOLZ, Monica. O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19948-
dc.description.abstractThe research discusses the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) in English language teaching in Brazilian public schools, with focus on schools of the municipality where the data collection was made. Since the English language knowledge assists in expanding the possibilities of communication and insertion of the young in the globalized world, nowadays schools face the challenge of deploying these resources to transform their methodologies in order to stimulate questioning, analysis and research, encouraging the student to participate actively in the process of teaching and learning. The research guiding question enquires about how the technologies in English language teaching can contribute to stimulate motivation and transform the student in the protagonist of his own knowledge. The answer to this question points to the real possibility of insertion of technological resources in the classroom, making teaching more motivating, enjoyable and meaningful to the student. Exploratory research was developed and data was collected by means of a questionnaire with open and closed questions applied to middle and high school teachers seeking information about the equipment, conditions of use, opinions, interests and burdens in relation to the use of ICTs in the school environment. The results show the need for training and constant updates so that the teacher can perform a good job in the classroom. Based on the data collected and the discussion of the results a few suggestions for the language teacher are offered with ideas on how to implement ICT in his (her) day to day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of english in public schools in the city of Rio das Antas with the use of ICTs: an important and effective resourcept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda as contribuições dos recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesa na escola pública brasileira, com enfoque nas escolas do município onde a coleta de dados foi feita. Tendo em vista que o conhecimento da língua inglesa auxilia na ampliação das possibilidades de comunicação e inserção do jovem no mundo globalizado, a escola vive hoje o desafio de implantar esses recursos e transformar suas metodologias para que consiga estimular o questionamento, a análise e a investigação, encorajando o aluno a participar ativamente no processo de ensino e aprendizagem. A questão norteadora da pesquisa discute como as tecnologias no ensino da língua inglesa podem contribuir para estimular a motivação e transformar o aluno em protagonista de seu conhecimento. A resposta para essa proposta de reflexão remete à questão sobre a real possibilidade de inserção dos recursos tecnológicos em sala, tornando o ensino mais motivador, prazeroso e significativo para o aluno. A pesquisa exploratória foi desenvolvida com coleta de dados por intermédio de um questionário com questões abertas e fechadas pré-elaborado aplicado a professores do Ensino Fundamental e Médio visando obter informações sobre os equipamentos, condições de uso, opiniões, interesses e aflições com relação ao uso das TICs no ambiente escolar. Os resultados apontam a necessidade de formações e atualizações constantes para que o professor possa executar um bom trabalho em sala. Com base nos dados coletados e na discussão dos resultados são oferecidas algumas sugestões para o professor de línguas com ideias de uso das TICs no seu dia a dia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Marriott, Rita de Cássia Veiga
dc.contributor.referee1Marriott, Rita de Cássia Veiga
dc.contributor.referee2Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.contributor.referee3Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_43.pdf371,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.