Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Juliano Caetano
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:33Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:33Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationPINTO, Juliano Caetano. Experiências com o ensino híbrido a partir da plataforma digital Arkos: ler é transformar, ler é poder. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19946-
dc.description.abstractThis research intends to clarify about new ways of instigating the student to learn, to develop the habit and the taste for reading, in an unconventional way, from the ludic. We focus on demonstrating how a platform of quizzes on books, awakens the interest of the student, fosters competitiveness by reading and improves student-book interaction and teaching. Therefore, we have expressed throughout the work the implementation and operation of the digital reading platform - Arkos Ler é Poder, based on a real learning environment. In the elaboration of this theme, we use authors who describe the importance of reading and the meaning that it exerts on our lives. At the same time, we integrate this innovative proposal with the Hybrid Learning - Blended Learning chain, which uses traditional teaching strategies associated with new digital learning technologies. To validate this work, we made several observations, notes and records in the computer room regarding Arkos and the act of reading. The information was collected from the platform itself, which provides instant reports on students, classes and school, as well as evolution charts, correctness/errors and other scenarios of gamification. The results demonstrate significant educational advances, such as the competitiveness of students' reading, the use of the library intensively, interaction with digital technologies of pedagogical importance, and the interest of learners in physical and digital books. On the other hand, it is ideal to invest in teacher training along with the Tdics - Digital Technologies of communication, in the improvement of the technological infrastructure and of the network, in the feedbacks to the teacher supporting and exalting its results and of the disposition of other means of incentive to reading unison the platform . As for Arkos, it needs to minimize its oscillations and maintenance, so that it does not discourage its users, since it is an application that works in real time, needing to be always available, especially during school hours.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.titleExperiências com o ensino híbrido a partir da plataforma digital Arkos: ler é transformar, ler é poder!pt_BR
dc.title.alternativeExperiments with hybrid teaching from the digital platform Arkos: reading is transforming, reading is powerpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como intenção clarificar sobre novas formas de instigar o aluno a aprender, desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, de uma forma não convencional, a partir do lúdico. Focamos em demonstrar como uma plataforma de quizzes sobre livros, desperta o interessa do discente, fomenta a competitividade pelo ato de ler e melhora a interação aluno – livro e ensino. Portanto, exprimimos ao longo do trabalho a implementação e o funcionamento da plataforma digital de leitura – Arkos Ler é Poder, alicerçada sobre um ambiente real de aprendizagem. Na elaboração deste tema, utilizamos autores que descrevem sobre a importância da leitura e o significado que exerce sobre nossas vidas. Concomitante, integramos esta proposta inovadora a corrente da Aprendizagem Híbrida – Blended Learning, da qual usufrui de estratégias do ensino tradicional, associada as novas tecnologias digitais de aprendizagem. Para validarmos este trabalho, fizemos várias observações, anotações e registros na sala de informática a respeito da Arkos e do ato de ler. As informações foram coletadas da própria plataforma, que fornece relatórios instantaneamente sobre os alunos, turmas e escola, além de gráficos de evolução, acertos/erros e outros cenários da gamificação. Os resultados demonstram avanços educacionais significativos, como a competitividade pela leitura dos próprios discentes, uso da biblioteca de forma intensa, interação com as tecnologias digitais de cunho pedagógicas, além do interesse dos aprendizes pelos livros físicos e digitais. Em contrapartida, é ideal investir na formação do docente junto as Tdics - Tecnologias Digitais de comunicação, na melhoria da infraestrutura tecnológica e da rede, nos feedbacks ao professor apoiando e exaltando seus resultados e da disposição de outros meios de incentivo à leitura uníssonos a plataforma. Já quanto a Arkos, esta precisa minimizar suas oscilações e manutenções, para que não desestimule seus usuários, haja vista que é uma aplicação que funciona em tempo real, precisando estar sempre disponível, principalmente nos horários escolares.pt_BR
dc.degree.localSão Paulopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee2Catto, Camilo
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_32.pdf763,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.