Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19946
Título: | Experiências com o ensino híbrido a partir da plataforma digital Arkos: ler é transformar, ler é poder! |
Título(s) alternativo(s): | Experiments with hybrid teaching from the digital platform Arkos: reading is transforming, reading is power |
Autor(es): | Pinto, Juliano Caetano |
Orientador(es): | Motta, Marcelo Souza |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Ensino híbrido Jogos para computador Incentivo à leitura Educational technology Computer-assisted instruction Blended learning Computer games Reading promotion |
Data do documento: | 22-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PINTO, Juliano Caetano. Experiências com o ensino híbrido a partir da plataforma digital Arkos: ler é transformar, ler é poder. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São Paulo, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como intenção clarificar sobre novas formas de instigar o aluno a aprender, desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, de uma forma não convencional, a partir do lúdico. Focamos em demonstrar como uma plataforma de quizzes sobre livros, desperta o interessa do discente, fomenta a competitividade pelo ato de ler e melhora a interação aluno – livro e ensino. Portanto, exprimimos ao longo do trabalho a implementação e o funcionamento da plataforma digital de leitura – Arkos Ler é Poder, alicerçada sobre um ambiente real de aprendizagem. Na elaboração deste tema, utilizamos autores que descrevem sobre a importância da leitura e o significado que exerce sobre nossas vidas. Concomitante, integramos esta proposta inovadora a corrente da Aprendizagem Híbrida – Blended Learning, da qual usufrui de estratégias do ensino tradicional, associada as novas tecnologias digitais de aprendizagem. Para validarmos este trabalho, fizemos várias observações, anotações e registros na sala de informática a respeito da Arkos e do ato de ler. As informações foram coletadas da própria plataforma, que fornece relatórios instantaneamente sobre os alunos, turmas e escola, além de gráficos de evolução, acertos/erros e outros cenários da gamificação. Os resultados demonstram avanços educacionais significativos, como a competitividade pela leitura dos próprios discentes, uso da biblioteca de forma intensa, interação com as tecnologias digitais de cunho pedagógicas, além do interesse dos aprendizes pelos livros físicos e digitais. Em contrapartida, é ideal investir na formação do docente junto as Tdics - Tecnologias Digitais de comunicação, na melhoria da infraestrutura tecnológica e da rede, nos feedbacks ao professor apoiando e exaltando seus resultados e da disposição de outros meios de incentivo à leitura uníssonos a plataforma. Já quanto a Arkos, esta precisa minimizar suas oscilações e manutenções, para que não desestimule seus usuários, haja vista que é uma aplicação que funciona em tempo real, precisando estar sempre disponível, principalmente nos horários escolares. |
Abstract: | This research intends to clarify about new ways of instigating the student to learn, to develop the habit and the taste for reading, in an unconventional way, from the ludic. We focus on demonstrating how a platform of quizzes on books, awakens the interest of the student, fosters competitiveness by reading and improves student-book interaction and teaching. Therefore, we have expressed throughout the work the implementation and operation of the digital reading platform - Arkos Ler é Poder, based on a real learning environment. In the elaboration of this theme, we use authors who describe the importance of reading and the meaning that it exerts on our lives. At the same time, we integrate this innovative proposal with the Hybrid Learning - Blended Learning chain, which uses traditional teaching strategies associated with new digital learning technologies. To validate this work, we made several observations, notes and records in the computer room regarding Arkos and the act of reading. The information was collected from the platform itself, which provides instant reports on students, classes and school, as well as evolution charts, correctness/errors and other scenarios of gamification. The results demonstrate significant educational advances, such as the competitiveness of students' reading, the use of the library intensively, interaction with digital technologies of pedagogical importance, and the interest of learners in physical and digital books. On the other hand, it is ideal to invest in teacher training along with the Tdics - Digital Technologies of communication, in the improvement of the technological infrastructure and of the network, in the feedbacks to the teacher supporting and exalting its results and of the disposition of other means of incentive to reading unison the platform . As for Arkos, it needs to minimize its oscillations and maintenance, so that it does not discourage its users, since it is an application that works in real time, needing to be always available, especially during school hours. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19946 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_32.pdf | 763,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.