Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19945
Título: | A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The internet and the teaching-learning process in a primary school |
Autor(es): | Martins, Mariângela Kretzer |
Orientador(es): | Bridi, Jamile Cristina Ajub |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Internet na educação Ensino - Meios auxiliares Educational technology Computer-assisted instruction Internet in education Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 4-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARTINS, Mariângela Kretzer. A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio de ensino fundamental. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Florianópolis, 2018. |
Resumo: | Este estudo teve como proposta de pesquisa analisar os desafios e as possibilidades de utilização da internet no processo pedagógico de um colégio da rede privada de Florianópolis/SC, no ano de 2018. Foi desenvolvido a partir de um enfoque qualitativo, que estudou o grupo de professores do ensino fundamental do 3o e 4o anos. Para tanto, foi analisado o conteúdo de entrevistas realizadas com os professores desses anos. Os resultados da pesquisa apontam que eles utilizam a internet em sala de aula e estão devidamente capacitados. Identificou-se que o colégio está equipado com diversos recursos tecnológicos, dentre eles, lousa digital e quadro 3D. A pesquisa apontou várias contribuições, dentre elas: inovação, rapidez, facilidade, interação e disponibilidade de conteúdos online. Ficou evidenciado que, tanto no planejamento, quanto na didática pedagógica, a internet contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, pois o desenvolvimento das atividades acontecem sem a necessidade de utilização do quadro de giz e de cópias nos cadernos. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar o uso da internet no ensino-aprendizagem sob a ótica dos alunos. |
Abstract: | This study had as a research proposal to analyze the challenges and possibilities of using the internet in the pedagogical process of a private school in Florianópolis / SC, in the year 2018. It was developed from a qualitative approach, which studied the group of elementary school teachers in the 3rd and 4th years. For that, the content of interviews with the teachers of those years was analyzed. The results of the research indicate that they use the internet in the classroom and are properly trained. It was identified that the college is equipped with several technological resources, among them, digital slate and 3D frame. The research pointed to several contributions, among them: innovation, speed, ease, interaction and availability of online content. It was evidenced that, in both planning and pedagogical didactics, the internet contributed to the teaching-learning process, since the development of activities takes place without the need to use the chalkboard and copies in the notebooks. For future work, it is suggested to investigate the use of the Internet in teaching-learning from the perspective of the students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19945 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_38.pdf | 629,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.