Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Stein, Graziela München | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:19:22Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | |
dc.identifier.citation | STEIN, Graziela München. Tecnologias no ensino presencial e a distância: formação continuada e práticas docentes pelo Grupo de Educadores da Google - GEG. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19938 | - |
dc.description.abstract | The present study proposes an exploratory analysis that investigates the Community of practice GEG (Group of Educators Google) with the objective of analyzing how the role of leader contributes to that the teachers insert the technologies in the context of classroom, favoring the learning process learning , understood as a possibility of continuous training and practices in teaching learning. The research had as its starting point a community of practice focused on the changes that took place in contemporary society, in the classroom and in its actors in the 21st century, mainly due to a new educational paradigm. The community of practice in question is open and promotes training for new technologies within an approach to teaching and learning, so that the teacher does not need to be linked to any institution, even accepting the participation of non-teachers who are interested in the subject, such as parents and students. The work has a theoretical-instrumental framework that helps us to approach and reflect on the formation of teachers in communities, starting from a broader spectrum, considering the contemporary society and the implications that the accelerated technological development has been provoking. Finally, we seek to understand the effects of such transformations in contemporary school, as well as the understanding of the different teacher training strategies, especially with regard to communities of practice, through GEG-Google. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Reuniões | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Meetings | pt_BR |
dc.title | Tecnologias no ensino presencial e a distância: formação continuada e práticas docentes pelo Grupo de Educadores da Google - GEG | pt_BR |
dc.title.alternative | Technologies in face-to-face and distance learning: continuing education and teaching practices by the Group of Educators at Google - GEG | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe um estudo exploratório que investigue a Comunidade de prática GEG (Grupo de Educadores Google) com o objetivo de analisar como o papel de líder contribui para que os professores insiram as tecnologias no contexto de sala de aula, favorecendo o processo ensino aprendizagem, entendida como uma possiblidade de formação continuada e práticas no ensino aprendizado. A investigação teve como ponto de partida uma comunidade de prática voltada para as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea, na sala de aula e em seus atores no século XXI, principalmente em função de um novo paradigma educacional. A comunidade de prática em questão é aberta e promove formação para as novas tecnologias dentro de uma abordagem voltada ao ensino e aprendizagem, de forma que o docente não necessita estar vinculada a alguma instituição, aceitando, inclusive, a participação de não docentes que são interessados pela temática, como pais e estudantes. O trabalho conta com um arcabouço teórico-instrumental que nos auxilia a abordar e refletir sobre a formação de professores em comunidades, partindo de um espectro maior, considerando a sociedade contemporânea e as implicações que o acelerado desenvolvimento tecnológico vem provocando. Por final, procuramos compreender os efeitos de tais transformações na escola contemporânea, bem como o entendimento das diferentes estratégias de formação de professores, especialmente no que diz respeito às comunidades de prática, através dos GEG-Google. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee1 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee2 | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_24.pdf | 705,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.