Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sena, Fernanda Marques Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:19:20Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-22 | |
dc.identifier.citation | SENA, Fernanda Marques Nogueira. O uso das tecnologias da educação e informação no processo de ensino aprendizagem: desafios e possibilidades. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19936 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present challenges and possibilities of the use of education and information technologies in the teaching-learning process, analyzing experiences carried out in a state school in the eastern zone of São Paulo with students of 2nd and 3rd year of high school. Through an online form with 45 students and also taking into account classroom experience, an attempt was made to understand how young people deal with digital technologies and how they learn from it or how they use it to learn and develop tasks related to education. The results of this research allow us to verify that young people have notions of use, but still need a better direction to make learning more meaningful. This reality demonstrates that students are encouraged to use Tic's in their daily educational tasks. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias da educação e informação no processo de ensino aprendizagem: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of education and information technologies in the learning teaching process: challenges and possibilities | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias da educação e informação no processo de ensino-aprendizagem, analisando vivências realizadas em uma escola estadual da zona leste de São Paulo com alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Por meio de um formulário on-line com 45 alunos e também levando em consideração a experiência em sala de aula, procurou-se compreender a maneira com a qual esses jovens lidam com tecnologias digitais e como aprendem com ela ou como a utilizam para aprendem e desenvolver tarefas relacionadas à educação. Os resultados dessa pesquisa nos permitu constatar que os jovens tem noções de utilização, porém ainda precisam de um melhor direcionamento para o que o aprendizado seja mais significativo. Essa realidade demonstra que os alunos são encorajados a fazer uso das Tic´s em suas tarefas educacionais diárias. | pt_BR |
dc.degree.local | São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee2 | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | |
dc.contributor.referee3 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_21.pdf | 568,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.