Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:19:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Jéssica. O uso de software livre no ensino da matemática com alunos do CEJA. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Caçador, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19934 | - |
dc.description.abstract | The present research has the theme of teaching mathematics to young people and adults, with the help of free software, considering that the use of new and emerging technologies provides the teaching of mathematics, the materialization of knowledge. Many learners tend to present numerous difficulties in this discipline at the beginning of school life; if they are not remedied, the difficulties may remain at all other levels of education. In Youth and Adult Education, the more the study becomes present and useful in its daily life, the more receptive and instigated it will be. In this perspective, it was found that the high school students, in the CEJA mode, of the Municipal School Ulysses Guimarães, of the city of Caçador, Santa Catarina, presented some difficulties in the teaching of Mathematics of Elementary School II. Faced with this problem, this work aims to analyze the use of free software, as a resource to minimize the difficulties presented in learning mathematics. This qualitative research is a case study; for the accomplishment of this study, we applied two questionnaires for the students, one to guide the work and to identify the difficulties that presented themselves in the concepts of elementary education I in the Mathematics discipline, and another one, after the use of the software, in which the students informed if this resource facilitated their learning process, the proposal for the two questionnaires, were elaborated according to the reality that each student. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Adult education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Free computer software | pt_BR |
dc.title | O uso de software livre no ensino da matemática com alunos do CEJA | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of free software in teaching mathematics with JSCA students | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como tema o ensino da matemática para jovens e adultos, com o auxílio de softwares livres, considerando que o uso de novas e emergentes tecnologias proporciona ao ensino da matemática, a materialização do conhecimento. Muitos educandos tendem a apresentar inúmeras dificuldades nesta disciplina no início da vida escolar; se as mesmas não forem sanadas, as dificuldades podem permanecer em todos os demais níveis de ensino. Na Educação de Jovens e Adultos, quanto mais o estudo se fizer presente e útil no seu cotidiano, mais receptivos e instigados os mesmos serão. Nesta perspectiva, constatou-se que os alunos do Ensino Médio, na modalidade CEJA, da Escola Municipal Ulysses Guimarães, da cidade de Caçador, Santa Catarina, apresentaram algumas dificuldades no ensino da Matemática do Ensino Fundamental II. Diante desta problemática, este trabalho tem por objetivo analisar o uso dos softwares livres, como um recurso para minimizar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da matemática. Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso; para a realização deste estudo, aplicamos dois questionários para os alunos, um para nortear o trabalho e identificar as dificuldades que se apresentaram nos conceitos de ensino fundamental I na disciplina de Matemática, e outro, após o uso dos softwares, no qual os alunos informaram se esse recurso facilitou seu processo de aprendizagem, a proposta para os dois questionários, foram elaboradas de acordo com a realidade que cada aluno. | pt_BR |
dc.degree.local | Caçador | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.contributor.referee3 | Marriot, Rita de Cássia Veiga | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_28.pdf | 544,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.