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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Flávia
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:14Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:14Z-
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationALVES, Flávia. O uso de softwares para o ensino de funções. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19931-
dc.description.abstractThe present paper has had as objective to analyze the contributions of the use of computer programs for teaching Functions, on the context of the Math discipline, in high school, on contextualization situations. The theme Functions is one of the most important in Math, but its study presents many difficulties due to its amount of topics and several representations. That topic has been extremely useful for the life of the student and it is fundamental that the teacher think about ways that benefit the acquisition of this knowledge. It is believed that the use of technological resources provides a change in roles inside the classroom. The teacher assumes the knowledge mediator role and the student has more autonomy, becoming an active individual on its learning and building knowledge. The objective of using these tools is to increase the experiences and stimulate the valorization of the Math skills through different resources. Relating the Function content with its algebraic representation, graphic images, daily problems and interesting activities, the student is stimulated to appreciate more this theme and shows more dedication to learn about it. The research has been developed through searching for publications related to the theme on Thesis and Dissertation Catalog, by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) on the keywords “functions” and “computer programs”. 27 documents were found from this search. They were analyzed to assist the objective of this research. During the reading of the publications, it is perceived a wide variety of computer programs that can contribute for teaching and learning Functions. The dissertations also indicate that the use of a computer in class encourages the participation of the students who demonstrate more enthusiasm and actively engage the proposed activities. It is expected that the knowledge and use of these resources may contribute in an effective way on the Math teacher performance and in the significant learning of the theme Functions in high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleO uso de softwares para o ensino de funçõespt_BR
dc.title.alternativeThe use of computer programs for teaching functionspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar contribuições do uso de softwares para o ensino de funções, no contexto da disciplina de Matemática, no ensino médio, em situações de contextualização. O tema funções é um dos principais conhecimentos da matemática, mas seu estudo apresenta diversas dificuldades por ser muito abrangente e possuir diversas representações. Sendo esse conteúdo tão útil para a vida do estudante é fundamental que o professor pense em meios de favorecer a aquisição deste conhecimento. Acredita-se que a utilização de recursos tecnológicos proporciona uma mudança nos papéis dentro da sala de aula. O professor assume o papel de mediador do conhecimento e o estudante passa a ter mais autonomia, tornando-se um sujeito ativo em sua aprendizagem e construindo seus saberes. O objetivo de utilizar essas ferramentas deve ser enriquecer as experiências dos alunos e estimular a valorização de conhecimentos matemáticos através de diferentes recursos. Relacionando o conteúdo de funções com a sua representação algébrica, imagens gráficas, problemas do seu cotidiano e com atividades de seu interesse, o aluno é estimulado a valorizar mais esse tema e apresentar mais dedicação em aprender sobre ele. A pesquisa foi desenvolvida através da busca de publicações referentes ao tema no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio das palavras-chave “funções” e “softwares”. Da consulta foram encontrados 27 documentos. Eles foram analisados procurando atender ao objetivo desta pesquisa. Durante a leitura das publicações se percebe uma ampla variedade de softwares que podem contribuir para o ensino e aprendizagem de funções. As dissertações também apontam que a utilização do computador durante as aulas estimula a participação dos estudantes, que demonstram mais entusiasmo e participam ativamente das atividades propostas. Espera-se que o conhecimento e a utilização desses recursos possam contribuir de maneira efetiva na atuação do professor de Matemática e na aprendizagem significativa do tema funções no ensino médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Dias de
dc.contributor.referee2Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Dias de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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