Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vanessa Gois
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:10Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:10Z-
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanessa Gois de. A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19928-
dc.description.abstractThis research has as its theme the use of technologies in teaching and learning. Its main goal is to understand how the technologies and the media are being used in the school context to facilitate student learning. Other objectives are to offer subsidies to the considerations on the use of technologies in teaching and learning; and promote reflections that can be useful to teachers in other educational contexts. The theoretical reference served in some authors, Moran (2000), Pierre Lévy (2015) Mario Sérgio Cortella (2016), Paulo Freire (1990), Anna Penido (Director of Inspirare-2015), SANTOS, Goncalves, AVELAR, (2017), CASTRO, LEE (2017). As for your nature, the research is qualitative and exploratory applied by setting as a case study. So the guiding question is given from the challenges faced by teachers in the face of digital technologies in teaching. For the study, defined the main methodological procedures such as: presentation of the research project to the professors; observations in some classes; completing the online questionnaire for teachers involved in the research; and finally the researcher asked those involved for a final discussion on, as the technology have been inserted in this school and what are the challenges faced by them, Thus, it is expected that the research results will contribute with guidelines on the involvement of students in class and on teacher-technology and its reflections on students ‘ learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.titleA tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafiospt_BR
dc.title.alternativeTechnology as a collaborative tool in educational practice: teachers face the challengespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem. Seu objetivo principal é entender como as tecnologias e as mídias vêm sendo utilizadas no contexto escolar para facilitar a aprendizagem do aluno. Outros objetivos são: oferecer subsídios para as considerações sobre o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem; e promover reflexões que possam ser úteis para docentes em outros contextos de ensino. O referencial teórico embasou-se em alguns autores, Moran (2000), Pierre Lévy (2015) Mario Sérgio Cortella (2016), Paulo Freire (1990), Anna Penido (diretora do Inspirare-2015), SANTOS, GONÇALVES, AVELAR, (2017), CASTRO, LOPES (2017) Quanto à sua natureza, a pesquisa é aplicada, qualitativa e exploratória, configurando-se como estudo de caso. Assim a questão norteadora refere-se aos desafios enfrentados pelos professores frente às tecnologias digitais no ensino. Para a realização do estudo, definiram-se os principais procedimentos metodológicos como: apresentação do projeto de pesquisa aos professores convidados; observações em algumas aulas; realização do questionário online pelos professores envolvidos na pesquisa; e por fim a pesquisadora convidou os envolvidos para uma discussão final, sobre, como a tecnologia têm sido inserida nesta escola e quais os desafios enfrentados por eles. Assim, espera-se que os resultados da investigação contribuam com orientações sobre o envolvimento dos alunos nas aulas e na relação professor-tecnologia e seus reflexos na aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane de Proença
dc.contributor.referee3Catto, Camilo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_59.pdf866,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.