Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19927
Título: Relação entre documentos oficiais, realidade e formação docente com as TIC: o professor que temos e o professor que desejamos
Título(s) alternativo(s): La relación entre los documentos oficiales, el aprendizaje y el aprendizaje con las TIC: el profesor tiene y el profesor desea
Autor(es): Arruda, Angela Cristina de
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Professores - Formação
Escolas - Documentos e correspondência
Information technology
Teachers, Training of
Schools - Records and correspondence
Data do documento: 10-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARRUDA, Angela Cristina de. Relação entre documentos oficiais, realidade e formação docente com as TIC: o professor que temos e o professor que desejamos. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As tecnologias estão em constante mudança, os usos delas se aplicam em todos os campos da sociedade e acompanhar suas mudanças em todas as áreas é de fato complicada, neste sentido este trabalho procura compreender sobre a formação docente e se esta se atualiza de forma a suprir as necessidades referente as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Sendo assim, este buscou analisar os principais documentos que contribuem para a organização da Educação Básica brasileira. A intenção deste trabalho foi a de compreender a relação entre estes documentos, o uso das TIC na educação e suas atribuições para o aperfeiçoamento dos professores, verificando, analisando e refletindo se por meio da formação inicial e continuada dos docentes as Tecnoligias da Informação e Comunicação são fomentadas de forma a garantir que seja “cumprido” as habilidades necessárias para que os professores utilizem-as de forma significativa. Dessa forma foi realizada uma pesquisa documental, utilizando os principais documentos norteadores da Educação Básica, sendo estes: Lei de diretrizes e bases da educação nº 9.394/96, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular analisando o que estes colocam sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, e a formação tanto inicial quanto continuada dos docentes, tentando assim fazer uma relação entre essas duas questões. Foram utilizados as ideias sobre TIC e formação docente de ALMEIDA (2000;2012), BRITO (2006), MORAN (2010), LEITE E RIBEIRO (2012), além de autores que discorrem sobre a questão das Tecnoligias da Informação e Comunicação atreladas aos documentos analisados como MORAN (2007; 2010), PRETTO (2012), PAIVA;ANDRADE (2018) e SANTOS; PEREIRA (2016). Ao final do trabalho são elencados as contribuições dos documentos no que se refere ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a possível existência de relação (ou não) com a formação docente.
Abstract: Las tecnologías están en constante cambio, los usos de ellas se aplican en todos los campos de la sociedad y acompañar sus cambios en todas las áreas es de hecho complicada, en este sentido este trabajo busca comprender sobre la formación docente y si ésta se actualiza de forma a suplir las necesidades referentes a las Tecnologías de la Información y Comunicación - TIC. Siendo así, éste buscó analizar los principales documentos que contribuyen a la organización de la Educación Básica brasileña. La intención de este trabajo fue la de comprender la relación entre estos documentos, el uso de las TIC en la educación y sus atribuciones para el perfeccionamiento de los profesores, verificando, analizando y reflexionándose si por medio de la formación inicial y continuada de los docentes las Tecnoligias de la Información y Comunicación se fomentan para garantizar que se cumplen las habilidades necesarias para que los profesores las utilicen de forma significativa. De esta forma se realizó una investigación documental, utilizando los principales documentos orientadores de la Educación Básica, siendo estos: Ley de directrices y bases de la educación nº 9.394 / 96, las Directrices Curriculares de la Educación Básica, el Plan Nacional de Educación y la Base Nacional Común Curricular que analizan lo que éstos plantean sobre el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación, y la formación tanto inicial y continuada de los docentes, intentando así hacer una relación entre esas dos cuestiones. Se utilizaron las ideas sobre TIC y formación docente de ALMEIDA (2000, 2012), BRITO (2006), MORAN (2010), LECHE Y RIBEIRO (2012), además de autores que discurren sobre la cuestión de las Tecnoligias de la Información y Comunicación relacionadas y en el caso de que se produzca un cambio en la calidad del producto. PEREIRA (2016). Al final del trabajo se enumeran las contribuciones de los documentos en lo que se refiere al uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación y la posible existencia de relación (o no) con la formación docente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19927
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_3.pdf516,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.