Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19924
Título: | Projeto Aprender a Fazer Fazendo através das TICs: uma proposta de prática pedagógica na aula de educação física escolar com uma leitura crítica da mídia nas práticas esportivas |
Título(s) alternativo(s): | Learning to Do Doing Project through ICT: a proposal of pedagogical practice in the school physical education class with a critical reading of the media in sports practices |
Autor(es): | Lombe, Claudinei |
Orientador(es): | Motta, Marcelo Souza |
Palavras-chave: | Educação física - Estudo e ensino Professores de educação física Ensino - Meios auxiliares Televisão e esportes - Aspectos sociais Physical education and training - Study and teaching Physical education teachers Teaching - Aids and devices Television and sports - Social aspects |
Data do documento: | 22-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOMBE, Claudinei. Projeto Aprender a Fazer Fazendo através das TICs: uma proposta de prática pedagógica na aula de educação física escolar com uma leitura crítica da mídia nas práticas esportivas. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a influência da mídia esportiva no ensino do esporte no ambiente escolar. A viabilidade de aplicar uma proposta de prática pedagógica com objetivo de desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a influência em que estão submetidos pela mídia esportiva. Proposta pedagógica desenvolvida com base nos quatro pilares da educação e aplicada em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo pelo professor de educação física, com alunos do ensino médio do primeiro, segundo e terceiro anos no ano letivo de 2018. Comparando os resultados obtidos no primeiro bimestre com os obtidos no segundo bimestre após a intervenção do professor, analisar as mudanças de comportamento em relação a maior participação das aulas práticas, através da metodologia de pesquisa-ação sob a luz das teorias das inteligências múltiplas e da Comunidade de Participação (CoP) e com a utilização da TICs como ferramentas pedagógicas. |
Abstract: | The present research aims to reflect on the influence of sports media in the teaching of sports in the school environment. The feasibility of applying a pedagogical practice proposal with the objective of developing students' critical sense of the influence they are subjected by the sports media. Pedagogical proposal developed based on the four pillars of education and applied in a public school in the State of São Paulo by the physical education teacher, with high school students of the first, second and third years in the school year of 2018. Comparing the results obtained in the first two months with those obtained in the second two months after the intervention of the teacher, analyze the behavioral changes in relation to the greater participation of the practical classes, through the methodology of action research in the light of theories of multiple intelligences and the Community of Participation (CoP) and the use of ICTs as pedagogical tools. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19924 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_11.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.