Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Emilly Fidelix da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:19:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:19:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Emilly Fidelix da. PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921 | - |
dc.description.abstract | In the last twenty years, technology has been gaining more and more space in people's daily lives, contemporaneity is marked by electronic devices of all kinds and with the most diverse functions. In addition to transforming our notion of time, relationships and even worldview, technology has also impacted school practices. The fact is that the school has not been transformed at the same speed as our lives, filled with applications, devices, the internet and now they are looking for ways to insert them without losing their fundamental role: to educate. Because the media have taken such space in our lives, so quickly, many teachers who are active, find it difficult to insert them into their school routine: sometimes because of discomfort and ignorance of how to use them, sometimes for not having had the necessary basic training, and sometimes to think them unnecessary to the teaching practice. This work, therefore, aims to bring the discussion to the surface, realizing the nuances and the problem of innovation in the classroom, opening space for a tool and teaching techniques applicable to it: PowToon, a free and optional tool paid, which allows the creation of presentations by means of animation. Thus, through the theme of Financial Education, the objective of this work is to present the debate to the teaching public, and to introduce possible teaching techniques to be inserted in the classroom with the tool, be it for teachers experienced with technology, or for those who prefer to mediate. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Animação por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Sistemas multimídia | pt_BR |
dc.subject | Computer animation | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Multimedia systems | pt_BR |
dc.title | PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora | pt_BR |
dc.title.alternative | PowToon and classroom: elements for an innovative education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos vinte anos, a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, a contemporaneidade aparece marcada por aparelhos eletrônicos de todo o tipo e com as mais diversas funções. Além de transformar nossa noção de tempo, de relacionamentos e mesmo de visão de mundo, a tecnologia vem impactando, também, as práticas escolares. O fato é que a escola não se transformou na mesma velocidade em que nossas vidas, repletas por aplicativos, aparelhos, internet e agora vem buscando maneiras de inseri-las sem perder seu papel fundamental: educar. Pelo fato de os meios terem tomado tal espaço em nossas vidas, de maneira tão veloz, muitos professores que estão em atividade, encontram dificuldades em inseri-las em seu cotidiano escolar: às vezes por desconforto e desconhecimento de como usá-los, às vezes por não ter tido formação base necessária, ou ainda, por pensá-los desnecessários à prática docente. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de trazer a discussão à tona, percebendo as nuances e a problemática da inovação em sala de aula, abrindo espaço para uma ferramenta e técnicas de ensino aplicáveis com ela: o PowToon, uma ferramenta gratuita e com opção paga, que permite a criação de apresentações por meio de animação. Desse modo, através da temática da Educação Financeira, esse trabalho apresentará o debate ao público docente, introduzindo técnicas de ensino possíveis de serem inseridas em sala de aula com a ferramenta, seja para professores experientes com a tecnologia, seja para aqueles que preferem mediar. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.contributor.referee3 | Motta, Marcelo Souza | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_19.pdf | 513,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.