Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schipietz, Thaís | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:18:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-10 | |
dc.identifier.citation | SCHIPIETZ, Thaís. Mapeamento de pesquisas que Investigam o uso de planilhas eletrônicas no ensino de juros simples e juros compostos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19917 | - |
dc.description.abstract | Analyzing the historical process which the country has passed and has been passing, it is perceived the necessity of educate on Financial Planning. Thus, the main objective of this project is to analyze the Financial Mathematics schooling, more specifically, Simple Interest and Compound Interest, on the final grades from Elementary School, through the use of electronic worksheets, to increase the interest of the students on this theme, turning them into conscientious consumers. According to the official documents that rule education nowadays, financial education is a theme that must be taught since the first years of Elementary School, adapting the content on each age group. On final years, it is possible to work with contents related to percentage, simple and compound interest, always trying to attach those ideas to the students daily life, apart from that, the use of electronic worksheets has shown great value on teaching these subjects. To certify the accuracy of the information obtained, it was developed a bibliographic research and documental on CAPES thesis and dissertation catalog, which was found searching for the words Financial Mathematics and electronic worksheets, improving the data on years 2015, 2016 and 2017, as well the Mathematics concentration area, after that, the analysis of these titles has collaborated to separate the projects and after reading the abstracts of these papers, it is possible to determinate the most important ones for this research. Reading theses papers, it is possible to conclude that the use of Digital Technology is efficient to catch the attention of the students and develop an active financial education. However, it can be perceived that the Financial Mathematics teaching on more advanced levels is developed, at most, in High School, evidencing the importance of researches and development of activities in Elementary School. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Business mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de pesquisas que Investigam o uso de planilhas eletrônicas no ensino de juros simples e juros compostos | pt_BR |
dc.title.alternative | Mapping the researches that investigate the use of electronic worksheets on simple Interest and compound interest rate teaching | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao analisar o processo histórico ao qual o país passou e pelo qual está passando, percebe-se a necessidade de educar para o planejamento financeiro. Com isso, o objetivo principal do projeto é analisar o ensino de Matemática Financeira, especificamente, Juros Simples e Juros Compostos, nas séries finais do Ensino Fundamental, através do uso de planilhas eletrônicas, para ampliar o interesse dos alunos pelo tema, tornando os alunos consumidores conscientes. De acordo com os documentos oficiais que regem a educação atualmente, a educação financeira é um tema que deve ser trabalhado desde os anos iniciais do EF, adaptando-o a cada faixa etária. Nas séries finais é possível trabalhar conteúdos de porcentagem, juro simples e juro compostos, buscando atrelá-los ao cotidiano dos alunos, além disso, o uso de planilhas eletrônicas mostra-se de grande valia para o seu ensino. Para verificar a veracidade das informações obtidas, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental no catálogo de teses e dissertação da CAPES, os quais foram encontradas pela pesquisa das palavras matemática financeira e planilhas eletrônicas, refinando a busca pelos anos de 2015, 2016 e 2017, bem como pela área de concentração em Matemática, em seguida, a análise dos títulos colaborou para separar os trabalhos e após a leitura do resumo desses trabalhos, pode-se determinar os mais pertinentes à pesquisa. Com a leitura dos trabalhos, pode-se concluir que o uso de TD é eficaz para atrair a atenção dos alunos e desenvolver uma educação financeira ativa., contudo, é possível perceber que o ensino de MF mais aprofundado, é desenvolvido, na maior parte, no Ensino Médio, evidenciando a importância de pesquisas e desenvolvimento de atividades no EF. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Motta, Marcelo Souza | |
dc.contributor.referee1 | Motta, Marcelo Souza | |
dc.contributor.referee2 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Flávia Dias de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_58.pdf | 621,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.