Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Camila Ericka Andrade de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:18:59Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-22 | |
dc.identifier.citation | MELO, Camila Ericka Andrade de. A efetividade das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de informática educativa na Prefeitura Municipal de São Paulo. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19916 | - |
dc.description.abstract | It is noticed that many researchers have dialogued about the importance of Information and Communication Technologies in the pedagogical practices of the educators, as well as Educational Informatics classes have been increasing taking place in schools of some cities. However, little research has been done on the effective praxis of these educators towards the technologies in their pedagogical practices. Therefore, this research project emerges from the need to analyze how the Information and Communication Technologies are present in the pedagogical practices of educators of the Educational Informatics classrooms. Which technological artifacts are used? What is the view of educators regarding the relevance of these technologies in the teaching-learning process? Also, to identify how theory and practice dialogue in this process. This work investigated teachers responsible for teaching Informatics in schools of the city of São Paulo, Brazil, in Primary School, Elementary School, High School and Youth and Adult Education classes. They are Elementary School teachers assigned to develop activities in specific classrooms with individualized computers for each student. To achieve the objectives listed, quantitative and qualitative registration techniques were used. During the investigation, it was taken into account that educators are social beings, who have a historical and transformative role. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | A efetividade das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de informática educativa na Prefeitura Municipal de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Effectiveness of information and communication technologies in the educational informatics classes in schools of the city of São Paulo | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Percebe-se que muitos pesquisadores têm dialogado sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas dos educadores, surgindo, inclusive, em alguns municípios aulas de Informática Educativa (IE). Contudo, pouco tem se pesquisado sobre a práxis efetiva desses educadores diante das TICs em suas práticas pedagógicas. Portanto, esse projeto de pesquisa emerge da necessidade de analisar como as TICs estão presentes nas práticas pedagógicas dos educadores das salas de IE. Quais os artefatos tecnológicos utilizados? Qual a visão dos educadores relacionada à relevância das TICs no processo de ensino aprendizagem? Também identificar como a teoria e a prática dialogam nesse processo. Para isso, procurou-se obter a opinião de professores responsáveis em ministrar as aulas de IE na Prefeitura Municipal de São Paulo, em turmas de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tratam- se de professores de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II que são designados para desenvolverem atividades em salas específicas, em sua maioria com computadores individualizados para cada educando. Para alcançar os objetivos elencados foram utilizadas técnicas de registro quantitativo e qualitativo. Durante a investigação foi levado em consideração que os educadores são seres sociais, que têm um papel histórico e transformador. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee1 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee2 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee3 | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_6.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.