Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Witt, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:18:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | |
dc.identifier.citation | WITT, Caroline. O ensino das frações por meio de jogos e aplicativos digitais. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19910 | - |
dc.description.abstract | The present monograph has as objectfractions teaching, specifically in the 4th, 5thand 6thgrades of elementary school, based on thedifficulties of those students learning. When this subject is explained in a theoreticalway, without meanings, the students do not understand fractions. It is clearlyrealized when you work with these sets, because,in their age,thesestudents need to work with concrete things, with manipulable materials. Because of that, it is possible to notice and assimilate what the theory means and have a better chance to comprehend their development in the following sets of the elementary school (where this subject is applied). The objective of this research isto relatefractions teaching to digital games and applications as an appropriate strategy, when it is be done together with a relevant planning sinceMathematics is itself linked to the technology. In this context, the present researchistheoretical and exploratory and develop through a bibliography review. It analyzed theoretical references available on the Web in the last ten years according to the theme. They presentedteachers and scholars positioning about the subject. They also listed possible digital games and applications present on the Web, they can be useful and advantageous, when applied in a pedagogical way on the fractions teaching. Thus, it maycontribute in a meaningful way to thissubjectteaching. Ifthe teacher has the subject control of the contents he wants to teach, if he knows the gaps about teaching and learning process of the subject, if he achieves an adequate planning and if he has in his hands differential and thought-provoking strategies to teach, he may have great chances to obtain success in his main objective: teaching his students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Aplicações Web | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Games in mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Fractions | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Web applications | pt_BR |
dc.title | O ensino das frações por meio de jogos e aplicativos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching fractions suported by digital games and applications | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia tem como objeto o ensino das frações que, especificamente nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, apresenta grandes dificuldades para a aprendizagem dos alunos. Quando este conteúdo é explanado de uma forma meramente algébrica e teórica, ou seja, sem atribuições de significados, os discentes não conseguem compreender a sua essência. Isso podeser constatado quando se trabalha com essas séries, pois nessa faixa etária os alunos necessitam trabalhar com o concreto, com materiais manipuláveis, para que assim possam realmente perceber e assimilar o que a teoria apresenta e, também para que eles possam ter maiores chances de compreender o seu desenvolvimento nas séries seguintes do Ensino Fundamental II (quandoesse conteúdo é ampliado). O objetivo desta pesquisa é articular o ensino das frações comjogos e aplicativos digitais como uma estratégia apropriada quando feita juntamente com um planejamentoadequado, tendo em vista que a própria Matemática está vinculada à tecnologia. Nesse contexto, a presente pesquisa teórica e exploratória, foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica. Foram analisados referenciais teóricos, disponíveis na web, voltados para este tema,dos últimos dez anos. Eles apresentavam posicionamento tanto de professores quanto de estudiosos sobre o assunto. Elencaram-se, também, possíveis jogos e aplicativos digitais, presentes na internet, as quais podem ser úteis e apropriados, quando aplicados com um cunho pedagógico, ao ensino das frações. Assim, acredita-se estar contribuindo, de forma significativa, parao ensino desse conteúdo, pois se o docente tiver o domínio do conteúdo a qual se dispõe a lecionar, se ele conhecer as lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, se realizar um planejamento adequado e se tiver em mãos estratégias diferenciadas e instigantes, voltadas para esse fim, terá maiores chances de obter sucesso no seu principal objetivo: ensinar os seus alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee2 | Motta, Marcelo Souza | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Flávia Dias de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_9.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.