Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVogel, Denis
dc.date.accessioned2020-11-24T11:18:53Z-
dc.date.available2020-11-24T11:18:53Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationVOGEL, Denis. A holografia como tecnologia instrucional na educação corporativa: a telepresença nas salas de aula. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19909-
dc.description.abstractSince its inception, organizations have sought to make the best use of the resources they have available to improve the efficiency of what they propose to offer their Customers. It adopts as organizational resources all services, or tangible or intangible assets that a corporation has such as time, production, discards, processes, inputs, etc. to achieve your goals. Within this role is also the human capital that the company owns, or as still many organizations name, the human resources. For all this to happen, it is necessary that the intellectual capital present in the organization be prepared in an effective way, which demands great investments by both financial and technological organizations. Against this background, despite the diverse possibilities of its use, holography is still a technological resource little explored in corporate education. This technology has been used since its creation for various purposes in both advertising and entertainment as well as health, photography and security. Therefore, this research aims to raise how holography can be applied in corporate education in the form of instructional technology and what the benefits of this use. As a methodology, a brief review of the literature on the researches already developed in front of the proposed theme was made, through scientific books and articles in the portals of CAPES and Google academic. From this survey a brief analysis was made taking into account the adaptation of the criteria of analysis for the adoption of certain technology by the organizations proposed by Meister (1999) and it was concluded that holography is a very attractive technology in several sciences yet for it to be used in the educational field, it is still necessary to use very sophisticated equipments of high cost, and for the telepresence of the mediator to take place there is still no developed and easily accessible technology but research is already underway to do this.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação patrocinada pelo empregadorpt_BR
dc.subjectHolografiapt_BR
dc.subjectTelepresençapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectVirtual reality in educationpt_BR
dc.subjectEmployer-supported educationpt_BR
dc.subjectHolographypt_BR
dc.subjectTelepresencept_BR
dc.titleA holografia como tecnologia instrucional na educação corporativa: a telepresença nas salas de aulapt_BR
dc.title.alternativeHolography as instructional technology in corporate education: telepresence in classroomspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDesde o seu surgimento, as organizações vêm buscando utilizar os recursos que têm disponíveis a fim de aprimorar a eficiência daquilo que se propõem a oferecer a seus Clientes. Adota-se como recursos organizacionais todos os serviços, ou bens tangíveis ou intangíveis que uma corporação dispõe tais como tempo, produção, descartes, processos, insumos etc. para alcançar seus objetivos. Dentro deste rol também se encontra o capital humano que a empresa possui, ou como ainda muitas organizações nomeiam, os recursos humanos. Para que tudo isso ocorra, é necessário que o capital intelectual presente na organização seja preparado de forma efetiva, o que demanda grandes investimentos por parte das organizações tanto financeiros como tecnológicos. Frente a este cenário, apesar das diversas possibilidades de sua utilização, a holografia ainda é um recurso tecnológico pouco explorado na educação corporativa. Esta tecnologia vem sendo utilizada, desde a sua criação, com diversos fins tanto na publicidade e entretenimento como na saúde, fotografia e segurança. Portanto, esta pesquisa objetiva levantar como a holografia pode ser aplicada na educação corporativa na forma de tecnologia instrucional para a telepresença e quais os benefícios desta utilização. Como metodologia, foi realizada uma revisão da literatura sobre as pesquisas já desenvolvidas frente ao tema proposto, através de livros e artigos científicos existentes nos portais da CAPES e Google acadêmico. A partir deste levantamento, foi feita uma análise levando em conta a adaptação dos critérios de análise para a adoção de determinada tecnologia pelas organizações proposta por Meister (1999) e chegou-se à conclusão que a holografia é uma tecnologia atrativa em diversas ciências contudo para que ela seja utilizada no âmbito educacional, ainda é necessária a utilização de equipamentos muito sofisticados de alto custo, e para que ocorra a telepresença do mediador ainda não há tecnologia desenvolvida e de fácil acesso porém já há pesquisas em andamento para isso.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee1Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.referee2Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_12.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.