Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19907
Título: | A era digital no colégio do campo |
Título(s) alternativo(s): | The digital age at the campo school |
Autor(es): | Gonçalves, Waldirene de Oliveira |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Tecnologias da informação e comunicação Educação física Badminton Blogs Information and Communication Technology Physical education and training Badminton (Game) Blogs |
Data do documento: | 10-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GONÇALVES, Waldirene de Oliveira. A era digital no colégio do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Pensar a utilização de recursos tecnológicos, a partir da educação física escolar significa analisar o modelo atual do ensino. Cabe ao professor inteirar-se das mudanças e atualizar as práticas pedagógicas com as tecnologias e suas possibilidades de utilização de forma natural. As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm desempenhado papel fundamental para a construção do conhecimento na atualidade, pois permitem colaboração e interação entre sujeitos, propiciando um desenvolvimento coletivo e significativo na aprendizagem. Isso pressupõe um estudo de reflexões e possibilidades de desenvolver um blog, nas aulas de educação física, especificamente como uma atividade complementar curricular em contraturno – projeto de badminton – com o auxílio da internet. De maneira especial, pode ser utilizado pelos professores de educação física como ferramenta didático-pedagógica para apresentar uma modalidade esportiva pouco difundida no Brasil, mesmo sendo um dos esportes mais praticados no mundo, como é o caso do badminton. O meio de comunicação em questão (blog) permite que os participantes interajam, expressando-se de acordo com suas convicções e visões de mundo, podendo ler e registrar comentários referente aos diferentes contextos apresentados. O projeto desenvolvido com suportes e recursos apropriados aos alunos que integram a educação do campo, do Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz na cidade de Tijucas do Sul-Pr, possibilitou uma identidade própria neste mundo virtual, divulgando sua postura para a comunidade escolar, público que deve ser valorizado e subsidiado na sua história e cultura, desvinculando o paradigma da educação rural e o interesse de classes dominantes, possibilidades que não se esgotam neste documento, uma vez que as tecnologias são altamente renováveis ampliando a oportunidade de variadas experiências didáticas neste campo. Como base teórica destas reflexões, dentre outros, foram consultados D’Agostinho (2012) Santaella (2003), Castells (1999) e Freire (1999). |
Abstract: | Thinking about the use of technological resources from school physical education means analyzing the current model of teaching. It is up to the teacher to learn about the changes and to update pedagogical practices with the technologies and their possibilities of use in a natural way. Information and Communication Technologies (ICT) have played a fundamental role in the construction of knowledge in the present time, since they allow collaboration and interaction between subjects, providing a collective and significant development in learning. This presupposes a study of reflections and possibilities of developing a blog, in physical education classes, specifically as a complementary curricular activity in contraturno – badminton project – with the aid of the internet. In a special way, it can be used by teachers of physical education as a didactic-pedagogical tool to present a sporting modality not widespread in Brazil, even being one of the most practiced sports in the world, as is the case of badminton. The means of communication in question (blog) allows the participants to interact, expressing themselves according to their convictions and world views, being able to read and record comments regarding the different contexts presented. The project developed with the support and resources appropriate to the students that integrate the field education, from the State College of the Professor Kamilla Pivovar Field of the Cross in the city of Tijucas do Sul-Pr, made possible its own identity in this virtual world, divulging its posture to the community school, public that must be valued and subsidized in its history and culture, untying the paradigm of rural education and the interest of dominant classes, possibilities that are not exhausted in this document, since the technologies are highly renewable, increasing the opportunity of varied experiences in this field. As a theoretical basis of these reflections, among others, D’Agostinho (2012) Santaella (2003), Castells (1999) and Freire (1999) were consulted. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19907 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_I_2017_63.pdf | 505,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.