Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Gildete Almeida | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T11:03:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T11:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-18 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Gildete Almeida de. Projeto de um aplicativo móvel para apoio educacional utilizando microlearning. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia e Software Livre) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19844 | - |
dc.description.abstract | With the digital age didn't just came new technologies, new habits has been introduced and have shaped a generation of young people who came to the world connected and are still connected through their cellular devices making it necessary for the educational process to accompany this reality. In this context, mobile devices present themselves with a facilitator for educational development. The objective of this work is to present the project of an application for mobile devices to support of education in Brazil, observing characteristics of this generation. With this objective in mind, a bibliographical research was conducted for theoretical foundation based on books, internet, magazines and scientific articles, which investigated aspects related to education in the digital age, the way of being of digital natives, as well as techniques and methodologies of online teaching. In the course of the research, it was verified that the microlearning teaching technique, which is based on delivering content in small and specific flows (microcontent), is a viable alternative compatible with the need for selectivity among the wide range of information available and reinforced due to the limitations of processing, screen space and the battery life of the cell phones. Also due to the wide coverage of the Android platform in Brazil it was come to conclusion that the application would have greater reach being developed in this environment. Aiming for a greater integration user x application was used UX design to design the same through diagrams and a functional prototype. Through use tests with children aged four to ten, it was verified an increase in interest, focus and learning through the use of educational microcontent. It is expected that this APP that will offer educational microcontent in an interface designed to offer a good user experience will be a tool that facilitates the learning process in the present day. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Mobile apps | pt_BR |
dc.subject | Web-based instruction | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Digital divide | pt_BR |
dc.title | Projeto de um aplicativo móvel para apoio educacional utilizando microlearning | pt_BR |
dc.title.alternative | Project of an APP for educational support using microlearning | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A era digital não apenas trouxe consigo novas tecnologias, ela introduziu novos hábitos que têm moldado uma geração de crianças e jovens que já vieram ao mundo conectados e se mantêm conectados principalmente através de seus aparelhos celulares, fazendo-se necessário que o processo educacional acompanhe essa realidade. Neste contexto, os dispositivos móveis se apresentam com um facilitador para a evolução educacional. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto de um aplicativo para dispositivos móveis para apoio à educação no Brasil observando a maneira de ser desta geração. Com este objetivo em mente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica com base em livros, internet, revistas e artigos científicos dos quais foram investigados aspectos ligados à metodologias de ensino online. No decorrer da pesquisa verificou-se que a técnica de ensino microlearning, que se baseia em entregar conteúdo em pequenos e específicos fluxos (microconteúdo), se apresenta como uma alternativa viável devido à necessidade de seletividade entre a grande gama de informações disponíveis, adicionada às limitações de processamento, espaço de tela e duração da carga dos celulares. Também devido a grande abrangência da plataforma Android no Brasil verificou-se que o aplicativo teria maior alcance ao ser desenvolvido neste ambiente e visando uma maior integração usuário x aplicativo foi utilizado UX design para projeto do mesmo através de diagramas e um protótipo funcional. Verificou-se um aumento de interesse, foco e aprendizagem através do uso de microconteúdo educacional pelo teste com crianças entre quatro dez anos. Espera-se que esta APP que oferecerá microconteúdos educacionais em uma interface pensada de forma a oferecer uma boa experiência ao usuário seja uma ferramenta que facilite o processo de aprendizagem nos dias atuais. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Lincoln Herbert | |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Christian Carlos Souza | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Leandro Batista de | |
dc.contributor.referee3 | Kuss, Fabiano | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologia e Software Livre | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Software Livre |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TECSOL_II_2017_03.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.