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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19828
Título: | Dimensionamento elétrico para alternadores automotivos |
Título(s) alternativo(s): | Electric dimensioning to automotive alternators |
Autor(es): | Vieira, Filipe Rudnik |
Orientador(es): | Nabas, Kleber Kendy Horikawa |
Palavras-chave: | Baterias elétricas Automóveis - Instalações elétricas Sistemas embarcados (Computadores) Automóveis - Ignição Automóveis - Equipamento elétrico Electric batteries Automobiles - Electric wiring Embedded computer systems Automobiles - Ignition Automobiles - Electric equipment |
Data do documento: | 15-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | VIEIRA, Filipe Rudnik. Dimensionamento elétrico para alternadores automotivos. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho visa buscar um meio robusto para o dimensionamento elétrico do alternador automotivo. A demanda elétrica embarcada automotiva continua aumentando, assim é importante prever gastos com projetos em fases iniciais e assegurar alimentação das cargas elétricas e recarregamento das baterias. A pesquisa resultou em três métodos de cálculo de alternador, em que, todos levam em consideração as cargas elétricas dividas pelo tempo em que ficam ligadas. Com estas informações foram criadas três planilhas de cálculo em um mesmo template, onde as entradas são a potência ou corrente unitária de cada consumidora e as saídas são as correntes nominais e de velocidade idle (marcha lenta) do alternador. Os resultados obtidos apresentaram grande variação entre as três metodologias. Para corrente mínima para alimentar todas as cargas teve uma variação de 68,97% e a corrente em velocidade marcha lenta de 81,01%. Para uma mesma aplicação, por um dos métodos seria necessário utilizar dois alternadores, enquanto pelos outros dois, apenas um. Os resultados encontrados permitiram encontrar um método que se aproximou mais da realidade e garantiu condições de suprimento elétrico e recarga de baterias. Entretanto, alguns pontos podem foram listados para melhorias em trabalhos futuros. |
Abstract: | The current paper aims to get a robust way to electric dimensioning of automotive alternator. Electric automotive embedded demand continues to increase, so it is important to predict project costs in early stages and ensure supply to electric loads and recharging batteries. The research has resulted in three methods of alternator calculation, in which all take into account electrical loads divided by the time in which they're linked. With this information were created three spreadsheets in a same template, where inputs are the power or current of each consumer unit and outputs are alternator nominal currents and alternator idle speed. The results obtained showed large variation between the three methodologies. For minimum current to feed all charges had a variation of 68.97% and current in idle speed of 81.01%. For the same application, by one of the methods would be necessary to have two alternators, while for the other two, only one. The results have made it possible to find a method that approached more from reality and guaranteed conditions of electric supply and recharging of batteries. However, some points could have been listed for improvements in future papers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19828 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
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