Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19818
Título: | Simulação de um inversor de frequência para acionamento de motores de indução trifásicos em um sistema de ar condicionado para ônibus híbridos elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Simulation of a frequency inverter for driving three-phase induction motors in an air conditioning system for hybrid electric buses |
Autor(es): | Abente, Fabrizio José María Ardissone |
Orientador(es): | Copetti, Luiz Fernando |
Palavras-chave: | Motores elétricos de indução Ônibus - Ar condicionado Programas de computador VHDL (Linguagem descritiva de hardware) Arranjos de lógica programável em campo Electric motors, Induction Buses - Air conditioning Computer programs VHDL (Computer hardware description language) Field programmable gate arrays |
Data do documento: | 3-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ABENTE, Fabrizio José María Ardissone. Simulação de um inversor de frequência para acionamento de motores de indução trifásicos em um sistema de ar condicionado para ônibus híbridos elétricos. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Os ônibus elétricos híbridos são uma realidade como meio de transporte no modal terrestre coletivo urbano. O acionamento do compressor de ar condicionado para veículos elétricos deve independer de o motor estar girando ou não e sua bateria de alta capacidade pode ceder energia para um motor próprio para este fim. Para que este sistema funcione de maneira eficiente, este trabalho se propôs a definir a lógica e a forma de funcionamento do inversor, modelar e simular o inversor, transferir o modelo gerado para a linguagem VHDL e finalmente, verificar a correta transferência do mesmo. Para tanto, foram realizadas intensas pesquisas bibliográficas de suporte teórico e desenvolvido e testado um modelo de funcionamento de inversor, utilizando o software Matlab Simulink Módulo HDL Coder e realizada a transferência deste modelo para um FPGA e testado o seu funcionamento; As simulações, as modelagens, as transferências de linguagens computacionais e os testes executados obtiveram sucesso em programar, de maneira eficiente e segura, o uso do inversor para obter energia para o acionamento do compressor de ar condicionado para veículo hibrido elétrico. |
Abstract: | Hybrid buses are a reality for transportation of public in urban land. The air conditioning compressor drive should be independent of the diesel engine being or not running. For this system to work efficiently, this study proposes to set the logic and mode of operation of the inverter, model it and simulate it, transfer the model generated to a FPGA using automatic code generation and finally, check the good transfer of this model. For this purpose, there were intense bibliographic research and a model of the operation of the inverter was done and simulated using Matlab Simulink HDL Coder module software and the transfer of this model to an FPGA was performed; The simulations, the modeling, the transfer of the auto generated code and the tests performed were successful in using this technique to develop an inverter to drive the air conditioning compressor for hybrid electric vehicle. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19818 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CESEB_II_2014_02.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.