Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19809
Título: | Alerta de acionamento do pedal de embreagem em momento indevido |
Título(s) alternativo(s): | Warning of clutch pedal actuation at undue moment |
Autor(es): | Li, Felipe |
Orientador(es): | Nabas, Kleber Kendy Horikawa |
Palavras-chave: | Embreagens (Maquinário) Estudos de viabilidade Arduino (Controlador programável) Clutches (Machinery) Feasibility studies Arduino (Programmable controller) |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LI, Felipe. Alerta de acionamento do pedal de embreagem em momento indevido. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Venho por meio de este trabalho apresentar um possível sistema para evitar um problema comum que ocorre na maioria das vezes durante a direção de um veículo automotor que possui cambio manual independente da categoria e quantidade de eixos, o desgaste involuntário do sistema de embreagem. Na maioria das vezes a ação ocorre sem a percepção do autor, devido a algum “vicio” adquirido durante o seu aprendizado ou mesmo por falta de atenção. Para isto utilizarei de informações coletadas do veículo através da conexão OBD II do mesmo, a etapa mencionada será feita em um automóvel particular como base para inicio de teste de viabilidade, será utilizado também um dispositivo programável, para recepção e tratamento unintentional wear of the clutch system.destas informações, conhecido como Arduino. Uma pesquisa de opinião quanto ao tipo de abordagem que o usuário prefere receber será feita e utilizada para tal estudo. |
Abstract: | I hereby present a possible system to avoid a common problem that occurs most often during the direction of an automotive vehicle that has manual gearbox independent of the category and number of axles, unintentional wear of the clutch system. Most of the time the action occurs without the perception of the author due to some "addiction" acquired during his learning or even for lack of attention. For this I will use information collected from the vehicle through the OBD II connection, the mentioned step will be done in a private car as a basis for feasibility test start, will also be used a programmable device, for receiving and handling this information, known as Arduino. An opinion poll on the type of approach the user prefers to receive will be made and used for such study. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19809 |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CESEB_IV_2018_04.pdf | 497,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.