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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rosa, Marcelo Carvalho da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T10:38:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T10:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807 | - |
dc.description.abstract | Environmental issues have become over the years one of the major global concerns, in particular, issues related to the emissions generated by the vehicular fleet in the cities, due to the increased number of vehicles. The automotive market in turn, through regulatory incentives and regulations, are increasingly investing in solutions to reduce emission levels of their vehicles, or even, projects of vehicle with zero emission, for exemple, vehicles 100% electric. The development of new projects to meet the regulatory standards of the vehicles, normally starts with the drive system, as they are the major emitters of pollutants due to burning fuel. With the improved drive system and implementation of a after treatment systems, it is necessary, to optimize the auxiliary equipment of the vehicle, with the intuited to further reduce engine power demand and consequently, reducing emissions levels and improving the efficiency. The focus of this paper is over one of the auxiliary equipment of the vehicle, the electric hydraulic power steering system for heavy vehicles, used in conventional internal combustion engine (ICE) vehicles, such as, electric vehicles (EVs), hybrid electric vehicles (HEVs) and plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs). The paper will present the dimensioning, communication and the assembly of electric hydraulic power steering system in a hybrid bus. It will further be realized a functional test, with the aim of optimizing the efficiency and operation compared to conventional systems coupled to the conventional internal combustion engine. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Direção de veículos a motor | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Energia - Fontes alternativas | pt_BR |
dc.subject | Inversores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle driving | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | pt_BR |
dc.subject | Renewable energy sources | pt_BR |
dc.subject | Electric inverters | pt_BR |
dc.title | Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schneider, Guilherme Alceu | |
dc.contributor.referee1 | Schneider, Guilherme Alceu | |
dc.contributor.referee2 | Schneider, Guilherme Alceu | |
dc.contributor.referee3 | Schneider, Guilherme Alceu | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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