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dc.creatorSantos, Ícaro Mariani Ribeiro dos
dc.date.accessioned2020-11-23T20:54:38Z-
dc.date.available2020-11-23T20:54:38Z-
dc.date.issued2014-05-16
dc.identifier.citationSANTOS, Ícaro Mariani Ribeiro dos. Estudo de dosagens de concreto para aumento da resistência à tração na flexão. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19790-
dc.description.abstractBrazil has in recent years a big jump in civil construction, where it was possible to observe works of small, medium and large sizes. This fact coupled to the fact that concrete is the main product of construction, increased the intake to levels never seen before. Concrete has different characteristics due to different types of cement, aggregates and additives used; However the main characteristic remains the compressive strength. With increasing demand, also increased rigor to properties of concrete, and one of these properties is tensile strength, which if less than the amounts stipulated in the project, can compromise the structural integrity of the piece and even generate pathological manifestations. Given the above, this paper presents a comparative of concrete dosages to obtain a higher tensile strength and a greater relationship between compressive strength and traction. The dosages were made varying the levels of cement content and mortar content in compositions with crushed gravels 0 and 1, plus the addition of steel and polypropylene fibers in order to evaluate its behavior. Prismatic samples of 500x150x150mm were molded for disruptions in traction in flexion according to NBR 12142:2010, and cylindrical samples to disruptions in compression according to NBR 5739:2007. Was also made a comparative of disruptions of dry and saturated prims. The results showed that the addition of fibers alters the resistance to traction and also that concrete compositions only with gravel 1 and gravels 0-1, have different behaviors. In line, the dry and saturated disruptions showed distinct behaviors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConcreto - Estruturapt_BR
dc.subjectConcreto - Legislaçãopt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectConcrete - Structurept_BR
dc.subjectConcrete - Law and legislationpt_BR
dc.subjectStrength of materialspt_BR
dc.titleEstudo de dosagens de concreto para aumento da resistência à tração na flexãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil nos últimos anos teve um grande salto na construção civil, onde foi possível observar obras de pequeno, médio e grande porte. Este fato atrelado ao de que o principal produto da construção é o concreto, elevou o consumo deste a patamares jamais vistos. O concreto utilizado tem as mais diversas funções e características, devido aos diferentes tipos de aglomerantes, agregados e aditivos utilizados; Porém a principal característica, função e referência, continuam sendo a resistência à compressão. Com o aumento da demanda, aumentou-se também a rigorosidade nas propriedades do concreto, sendo uma destas propriedades a resistência a tração, que caso não atinja os valores estipulados em projeto, pode comprometer a integridade estrutural da peça e até mesmo gerar manifestações patológicas. Diante do exposto, este trabalho apresenta um comparativo de dosagens de concreto para se obter tanto uma maior resistência a tração quanto uma maior relação entre a resistência a compressão e a tração. As dosagens foram feitas variando-se os consumos de cimento e teores de argamassa em composições com brita 0 e brita 1, além da adição de fibras de aço e polipropileno de modo a avaliar o comportamento. Foram moldados corpos de prova prismáticos de 500x150x150mm para rompimentos a tração na flexão segundo a NBR 12142:2010 e corpos de prova cilíndricos para rompimentos a compressão segundo a norma NBR 5739:2007. Também foi feito um comparativo de rompimento dos prismas secos e saturados. Os resultados mostraram que a adição de fibras altera as resistências a tração obtidas e também que concretos com composições apenas de Brita 1 e mesclas de Brita 0 e 1 tem comportamentos diferentes. Na mesma linha, o comparativo do rompimento a tração de corpos de prova prismáticos secos e saturados mostrou uma diferença nas resistências obtidas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Adauto José Miranda de
dc.subject.cnpqPatologia das Construçõespt_BR
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