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dc.creatorPagnoncelli, Hermínio Antonio
dc.date.accessioned2020-11-23T20:49:50Z-
dc.date.available2020-11-23T20:49:50Z-
dc.date.issued2018-06-05
dc.identifier.citationPAGNONCELLI, Hermínio Antonio. Promenade arquitetônica e suas características cinematográficas. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19782-
dc.description.abstractThis work deals with an exploratory research on the influences of cinema in the ambit of architecture. The objective is to investigate and identify the features that have already been used in recognized works so that they can be studied. For this, it begins with the concept of architectural promenade, that generates a recommended path with the prerogative of certain intentions when showing or hiding some aspects of the built space. Within this spectrum the language of cinema is examined as a set of tools that generate meaning in the film, and consequently, potentially in architecture. The research is based on the concepts developed by Le Corbusier (1998), Bernard Tschumi (1996) and Sergei Eisenstein (2002), respectively, regarding architectural intentions, limits and spaces sequences, and cinematographic assembly - their ideas are exemplified presenting two works, La Villette Park (1982) and a specific excerpt from the movie Columbus (2017).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArte narrativapt_BR
dc.subjectEspaço (Arquitetura)pt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectNarrative artpt_BR
dc.subjectSpace (Architecture)pt_BR
dc.titlePromenade arquitetônica e suas características cinematográficaspt_BR
dc.title.alternativeArchitetural promenade and its cinematographic featurespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa exploratória sobre as influências do cinema no âmbito da arquitetura. O objetivo é investigar e identificar as características que já foram utilizadas em obras reconhecidas de forma que se possa estudá-las. Para tal, parte-se do conceito de promenade arquitetônica, que ao gerar um percurso preconizado tem como prerrogativa certas intenções ao deixar à mostra ou esconder certos aspectos do espaço construído. Dentro desse espectro a linguagem do cinema é examinada como um conjunto de ferramentas que geram sentido no filme, e por consequência, potencialmente na arquitetura. A pesquisa se apoia nos conceitos desenvolvidos por Le Corbusier (1998), Bernard Tschumi (1996) e Sergei Eisenstein (2002), em relação, respectivamente, as intenções da arquitetura, limites e espaços sequências, e a montagem cinematográfica – suas ideias são exemplificadas apresentando duas obras, o parque La Villette (1982) e um trecho específico do filme Columbus (2017).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Graça, Rodrigo André da Costa
dc.contributor.referee1Graça, Rodrigo André da Costa
dc.contributor.referee2Silva, José Auiar Oliveira da
dc.contributor.referee3Lemos, Anuschka Reichmann
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Narrativas Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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