Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alencar, Camila Barbieri de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:49:28Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-24 | |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Camila Barbieri de. A metamorfose da narrativa de Batman: a piada mortal através da recolorização. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19762 | - |
dc.description.abstract | The colorist role is fundamental for understanding a colored comic book's narrative, their job suffers constant technical's and commercial's influence. This paper's objective is to promote clarification about the techniques used over the years in american comics industry and how this techniques resulted from the techinacal evolution of CMYK color (cyan, magenta, yellow and black) process on offset prepress printing method, and the conditions and requirements of the comic book market. This factors'evolution causes changes in the comic book's reissues colorization, often these alterations can produce re-significances the same work's narrative, a process that was termed by Thierry Groensteen as album metamorphosis. This paper will analyze the metamorphosis of the graphic novel Batman: The Killing Joke originally published by DC Comics in 1988, written by Alan Moore, illustrated by Brian Bolland and colored by John Higgins, the book received two reprints with significant color changes when related to the original edition, it was republished in a luxory edition by Brian Bolland in 2008 with digital colorization and black and white flashback sequences and totaly in black and white in the Batman Noir series of 2016. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | pt_BR |
dc.subject | Comic books, strips, etc | pt_BR |
dc.subject | Colors | pt_BR |
dc.subject | Tecnology | pt_BR |
dc.subject | Graphic design (Typography) | pt_BR |
dc.title | A metamorfose da narativa de batman: a piada mortal através da recolorização | pt_BR |
dc.title.alternative | The killing joke metamorphosis over the recolorization | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O papel do colorista é fundamental para a compreensão da narrativa de uma história em quadrinhos colorida, esse trabalho sofre constante influência de fatores técnicos, tecnológicos e mercadológicos. O objetivo deste trabalho é esclarecer as técnicas de colorização utilizadas em diferentes períodos da indústria de quadrinhos estadunidenses e como essas técnicas são o resultado da evolução tecnológica dos processos de impressão offset no sistema de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) e das condições e exigências do mercado de quadrinhos. A evolução desses fatores causa alterações na colorização de reedições de revistas em quadrinhos, muitas vezes essas alterações podem produzir ressignificações na narrativa de uma mesma obra, processo que foi denominado por Thierry Groensteen de metamorfose de álbuns. Nesse trabalho será analisada a metamorfose da graphic novel Batman: A Piada Mortal publicada originalmente pela DC Comics em 1988, escrita por Alan Moore, ilustrada por Brian Bolland e colorizada por John Higgins, a obra recebeu duas reedições com significativas alterações de cores em relação a publicação original, foi reeditada com recolorização por Brian Bolland em edição de luxo em 2008 com colorização digital e sequências de flashback em preto e branco e totalmente em preto e branco na série Batman Noir em 2016. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guinski, Rodrigo Stromberg | |
dc.contributor.referee1 | Guinski, Rodrigo Stromberg | |
dc.contributor.referee2 | Lemos, Anuschka Reichmann | |
dc.contributor.referee3 | Schirigatti, Elisangela Lobo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Narrativas Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Narrativas Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CENAV_I_2017_01.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.