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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19743
Título: | Uma queixa de galanteio: relações freiráticas em Gregório de Matos e Guerra |
Autor(es): | Javorski, Maureen Elina |
Orientador(es): | Gruner, Clóvis Mendes |
Palavras-chave: | Poesia satírica brasileira Literatura de cordel Literatura barroca - História e crítica Verse satire, Brazilian Chapbooks Baroque literature - History and criticismo |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | JAVORSKI, Maureen Elina. Uma queixa de galanteio: relações freiráticas em Gregório de Matos e Guerra. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como proposta observar em como o amor freirático foi tema presente na literatura luso-brasileira nos séculos XVII e XVIII e como o mesmo aconteceu neste período. O conhecimento sobre a literatura de Cordel e a estética barroca serve como amparo para compreender como os assuntos que iam contra a moral religiosa, pós Concilio de Trento, eram abordados por escritores e por seus leitores/ouvintes. A literatura barroca, com suas características próprias, forneceu espaço para sua divulgação em formato de poesia satírica na qual habitava a persona satírica que era equipada de um personagem para apontar os vícios e pecados de uma dada sociedade. Neste contexto, se apresentamos o poeta baiano Gregório de Matos e Guerra, um dos principais escritores brasileiros do século XVII, conhecido por suas sátiras acentuadas e que buscava criticar os temas pertinentes ao seu meio. Uma das polêmicas avaliadas pelo autor eram os relacionamentos ilícitos que aconteciam dentro do Convento de Santa Clara do Desterro, em Salvador. Esta instituição religiosa foi palco de envolvimentos entre freiras e seus amantes – os freiráticos – que se dividiam entre dois grupos: os frades e os seculares. Dentre uma poesia escolhida podemos observar o ponto de vista do poeta baiano no duelo que qualificava o mais apto a amar e a aproveitar uma roda, ralo ou grade com sua “alegre freirinha”. |
Abstract: | The objective of this research is to observe how the theme of monastic love was present in the Luso-Brazilian literature from the seventeenth and eighteenth centuries as well as to investigate how it developed during that same time. The knowledge regarding Cordel literature and the baroque aesthetics are the basis for comprehending how subjects which contradict the religious morals, after the Council of Trent, were dealt with by writers and their audience. With its unique characteristics, baroque literature enabled its dissemination through satirical poetry, in which there was a satirical persona who represented the vices and sins of a given society. In this context, the poet from Bahia Gregório de Matos e Guerra is introduced as one of the main Brazilian writers of the seventeenth century, known for his accentuated satires criticizing several subjects of then. One of the controversies addressed by the author were the illicit relationships among nuns and their paramours – the monastic lovers – divided into two groups: the friars and the laymen. Within a poem chosen, we can observe for instance the point of view of this poet regarding the duel which qualified the most apt to love and enjoy a foundling wheel, a peephole or a grille together with his “joyous nun”. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19743 |
Aparece nas coleções: | CT - Literatura Brasileira e História Nacional |
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