Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19725
Título: | Categorias sociais de a Ópera do malandro |
Autor(es): | Thomaz, Anderson Luis |
Orientador(es): | Pereira, Maurini de Souza Alves |
Palavras-chave: | Música no teatro Canções políticas Canções de protesto Music in theaters Political ballads and songs Protest songs |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | THOMAZ, Anderson Luis. Categorias sociais de a Ópera do malandro. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma abordagem exploratória em uma interpretação de algumas canções de Chico Buarque presentes na peça Ópera do Malandro, dissociando os personagens existentes nas canções aos personagens da peça teatral [seguindo a proposta teórica de Bertolt Brecht (1978), sobre a relação entre o teatro e a música que participa do evento teatral como uma arte a parte] e relacionando-os a categorias sociais existentes no Brasil da década de 1970, ano em que a peça foi escrita. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Chico Buarque fez da relação tensa entre ser e tempo em plena vigência do regime ditador no Brasil, a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original para a sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19725 |
Aparece nas coleções: | CT - Literatura Brasileira e História Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_LBHN_IX_2013_1_02.pdf | 500,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.