Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19722
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Roberta Kelly Alves | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:36:30Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Roberta Kelly Alves. Utilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultos. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19722 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a theoretical investigation, bringing a synthesis of the work Pedagogy of the Oppressed, Paulo Freire, and Theatre of the Oppressed, Augusto Boal, verifying their designs and methodological criteria established link between the works. research presents a historical overview on the education of youth and adults in Brazil, in the State of Paraná to reach Curitiba. Brings an approach on government projects that encourage reading, geared to neoleitores. With the appropriation of this knowledge, the interest of making an explanation of one of these programs, which is the collection Literature for All, in order to verify the existence of any literary work that would bring a dramatic text. Verified that there were proposed suggestions of possible applications and methods of exercise used in Theatre of the Oppressed as public EJA. This research showed that it is possible to reconcile the text’s theatrical collection to the method used by Boal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Análise | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Educação de adultos) | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Literature - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Literature, Comparative | pt_BR |
dc.subject | Reading (Adult education) | pt_BR |
dc.subject | Reading promotion | pt_BR |
dc.title | Utilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma investigação teórica, trazendo uma síntese sobre as obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, verificando suas concepções metodológicas e estabelecendo critérios de ligação entre as obras. Esta pesquisa apresenta um apanhado histórico sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, no Estado do Paraná até chegar a Curitiba. Traz uma abordagem sobre projetos governamentais que incentivam a leitura, voltados aos neoleitores. Com a apropriação desse conhecimento, surgiu o interesse de fazer uma explanação sobre um desses programas, que é a Coleção Literatura para Todos, com intuito de verificar a existência de alguma obra literária que trouxesse um texto dramático. Verificada essa existência, foram propostas sugestões de possíveis aplicações de exercícios e métodos usados no Teatro do Oprimido como público da EJA. Esta pesquisa mostrou que existe a possibilidade de conciliar o texto teatral da Coleção com o método usado por Boal. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Maurini de Souza Alves | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura Brasileira e História Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Literatura Brasileira e História Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_LBHN_VIII_2013_07.pdf | 919,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.