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dc.creatorRibeiro, Roberta Kelly Alves
dc.date.accessioned2020-11-23T20:36:30Z-
dc.date.available2020-11-23T20:36:30Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberta Kelly Alves. Utilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultos. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19722-
dc.description.abstractThis paper presents a theoretical investigation, bringing a synthesis of the work Pedagogy of the Oppressed, Paulo Freire, and Theatre of the Oppressed, Augusto Boal, verifying their designs and methodological criteria established link between the works. research presents a historical overview on the education of youth and adults in Brazil, in the State of Paraná to reach Curitiba. Brings an approach on government projects that encourage reading, geared to neoleitores. With the appropriation of this knowledge, the interest of making an explanation of one of these programs, which is the collection Literature for All, in order to verify the existence of any literary work that would bring a dramatic text. Verified that there were proposed suggestions of possible applications and methods of exercise used in Theatre of the Oppressed as public EJA. This research showed that it is possible to reconcile the text’s theatrical collection to the method used by Boal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectLeitura (Educação de adultos)pt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.subjectReading (Adult education)pt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.titleUtilização do material disponibilizado pelo Governo Federal, no ensino de jovens e adultospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação teórica, trazendo uma síntese sobre as obras Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, verificando suas concepções metodológicas e estabelecendo critérios de ligação entre as obras. Esta pesquisa apresenta um apanhado histórico sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, no Estado do Paraná até chegar a Curitiba. Traz uma abordagem sobre projetos governamentais que incentivam a leitura, voltados aos neoleitores. Com a apropriação desse conhecimento, surgiu o interesse de fazer uma explanação sobre um desses programas, que é a Coleção Literatura para Todos, com intuito de verificar a existência de alguma obra literária que trouxesse um texto dramático. Verificada essa existência, foram propostas sugestões de possíveis aplicações de exercícios e métodos usados no Teatro do Oprimido como público da EJA. Esta pesquisa mostrou que existe a possibilidade de conciliar o texto teatral da Coleção com o método usado por Boal.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maurini de Souza Alves
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileira e História Nacionalpt_BR
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