Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBozza, Fernanda Abade Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-23T20:36:20Z-
dc.date.available2020-11-23T20:36:20Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationBOZZA, Fernanda Abade Rodrigues. A literatura infantil como processo emancipatório na obra Abrindo Caminhos, de Ana Maria Machado. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19716-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the literary work Opening pathways (2004), from the writer Ana Maria Machado, cheking how the child is represented. Specifically, the focus of this research is to observe if the work is presented on the non-utilitarian aesthetic speech patterns or pedagogical ones. From the theorical point of view, the work points Opening Paths to a new conception of children’s literature, in other words, it has the delicacy to show the importance of other classic readings that are part of our literary history, both national and universal, through intertextuality. With the birth of modern society between the sixteenth and seventeeth centuries, came the status of childhood. Until then, children were seen as “miniadults” without distinction of cultural signs. Children’s literature lends itself to spread the ideology of that dominant bourgeois class. On this way, this didactic pedagogy is still lasting until the present day. In Brazil, only in the twentieth century, in the 70s, is the “boom” in children’s literature and gets the status of art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectFicção infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCrianças na literaturapt_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.subjectChildren's storiespt_BR
dc.subjectChildren in literaturept_BR
dc.titleA literatura infantil como processo emancipatório na obra Abrindo Caminhos, de Ana Maria Machadopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar a obra literária Abrindo caminhos (2004), da escritora Ana Maria Machado, verificando como a criança é representada. Especificamente, o foco da pesquisa será observar se sobra apresenta-se sobre os moldes do discurso estético, não utilitário, ou pedagogizante. Do ponto de vista teórico, a obra Abrindo caminhos aponta para uma nova concepção de literatura infantil, ou seja, tem a delicadeza de mostrar a importância de outras leituras clássicas que fazem parte da nossa história literária, tanto nacional quanto universal, por meio da intertextualidade. Com o nascimento da sociedade moderna entre os séculos XVI e XVII, surgiu o status da infância. Até então, as crianças eram vistas como “miniadultos”, sem distinção de sinais culturais. A literatura infantil presta-se para divulgar a ideologia dessa classe burguesa dominante. Desta forma, essa pedagogia didática continua perdurando até os dias de hoje. No Brasil, somente no século XX, na década de 70, ocorre o boom da literatura infantil e recebe o status de arte.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileira e História Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_VIII_2013_03.pdf592,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.