Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19715
Título: | Entre o estético e o utilitário: uma análise da obra O Sofá Estampado de Lygia Bojunga |
Autor(es): | Lopes, Ariane |
Orientador(es): | Matsuda, Alice Atsuko |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Literatura - Análise Ficção infantojuvenil Brazilian literature Literature - Analysis Children's stories |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOPES, Ariane. Entre o estético e o utilitário: uma análise da obra O Sofá Estampado de Lygia Bojunga. 2012. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
Resumo: | A presente monografia objetiva discutir algumas sugestões relacionadas à literatura infantil no Brasil, fazendo uma breve apresentação das questões históricas que a permearam até os dias atuais, diferenciando o discurso utilitário do discurso estético. Desta forma, pretende-se analisar a obra O sofá estampado, de Lygia Bojunga, verificando o trabalho estético da autora na obra citada. Além disso, analisar o tema do engajamento social presente na obra e como “o direito à literatura” é um direito de todos, muitas vezes negado aos alunos de classes menos privilegiadas pela escola. Portanto, como sugestão de trabalho para propiciar acesso à literatura para todos, propõe-se um trabalho com o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar. |
Abstract: | This monograph discusses some suggestions related to children's literature in Brazil, making a brief presentation of historical issues that permeated to the present day, differentiating speech utility aesthetic discourse. Thus, we will analyze the work The sofa stamped by LygiaBojunga checking the aesthetic work of the author's work cited. In addition, analyze the theme of social engagement in this work and as "the right to literature" is a right for everyone, often denied by the school students of less privileged classes. Therefore, as suggested by work to provide access to all the literature, we propose a method Recepcional work with, organized by Bordini and Aguiar. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19715 |
Aparece nas coleções: | CT - Literatura Brasileira e História Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_LBHN_VII_2012_22.pdf | 241,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.