Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19659
Título: | Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana |
Título(s) alternativo(s): | Survey and analysis of applications for mobile devices, which can be used in biology teaching, in anatomy and human physiology contents |
Autor(es): | Carneiro, Jéssica Fernanda |
Orientador(es): | Dantas, Sérgio Carrazedo |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Smartphones Aplicativos móveis Anatomia - Estudo e ensino Fisiologia Humana - Estudo e ensino Educational technology Mobile apps Anatomy - Study and teaching Human physiology - Study and teaching |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CARNEIRO, Jéssica Fernanda. Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O uso das tecnologias e smartphones vem aumentando cada dia, dentro das escolas não seria diferente, tornando assim necessário que professores se adaptem a esse novo perfil de aluno.Assim o objetivo dessa pesquisa foi fazer o levantamento e análise de aplicativos com potencial de ensino dentro da disciplina de Ciências Biológicas, mas especificamente no conteúdo de anatomia e fisiologia humana. A sondagem foi feita nas lojas virtuais Google Play e na App Store, dos sistemas Android e IOS, priorizando softwares em português, gratuitos e com avaliação positiva por parte dos usuários. Foram encontradas diversas aplicações que podem ser úteis, e para a realização da análise, sete foram selecionadas. Pode-se observar o crescimento de desenvolvedores de objetos educacionais, e a variedades de aplicativos disponíveis, cabe ao professor preocupado, selecionar e adaptar essas tecnologias em suas aulas, afim de deixá-las mais próxima da realidade desses alunos. |
Abstract: | O uso das tecnologias e smartphones vem aumentando cada dia, dentro das escolas não seria diferente, tornando assim necessário que professores se adaptem a esse novo perfil de aluno.Assim o objetivo dessa pesquisa foi fazer o levantamento e análise de aplicativos com potencial de ensino dentro da disciplina de Ciências Biológicas, mas especificamente no conteúdo de anatomia e fisiologia humana. A sondagem foi feita nas lojas virtuais Google Play e na App Store, dos sistemas Android e IOS, priorizando softwares em português, gratuitos e com avaliação positiva por parte dos usuários. Foram encontradas diversas aplicações que podem ser úteis, e para a realização da análise, sete foram selecionadas. Pode-se observar o crescimento de desenvolvedores de objetos educacionais, e a variedades de aplicativos disponíveis, cabe ao professor preocupado, selecionar e adaptar essas tecnologias em suas aulas, afim de deixá-las mais próxima da realidade desses alunos. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19659 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_25.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.