Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19656
Título: | Celular, sala de aula e produção de vídeos: MOOC para formação audiovisual de professores |
Autor(es): | Proença, Ana Raquel da Cruz |
Orientador(es): | Liao, Tarliz |
Palavras-chave: | Recursos audiovisuais Professores - Formação Telefone celular Tecnologia da informação Comunicação e tecnologia Audio-visual materials Teachers, Training of Cell phones Information technology Communication and technology |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PROENÇA, Ana Raquel da Cruz. Celular, sala de aula e produção de vídeos: MOOC para formação audiovisual de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral explorar as possibilidades de uso do celular como ferramenta de produção de vídeos em sala de aula. Para tanto, a presente pesquisa traz uma abordagem qualitativa, pois pretende-se, por meio de revisão bibliográfica, discutir como a produção de vídeos pode ser uma ferramenta potencializadora no processo de ensino e de aprendizagem e demonstrar que professores necessitam de uma formação audiovisual para poder mediar essa prática pedagógica. Como desdobramento da revisão bibliográfica, foi proposto o desenvolvimento de um MOOC (Massive Online Open Course) que pudesse contribuir para a formação audiovisual de professores, com foco na produção de vídeos utilizando o celular. O curso foi hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line e sua ementa apresenta conceitos básicos sobre linguagem cinematográfica, produção de roteiro e edição de vídeos, além de atividades práticas que também podem ser utilizadas no dia a dia da sala de aula. Concluiu-se, portanto, que, antes mesmo de o professor mediar alguma atividade que envolva as TIDCs em suas aulas, é necessário que ele tenha contato prévio com as ferramentas, saiba aplicá-las e utilizá-las com criticidade. |
Abstract: | The present work aims to explore the possibilities of using the mobile phone as a classroom video production tool. Therefore, this research brings a qualitative approach, because it is intended, through literature review, discuss how the production of videos can be a potential tool in the teaching and learning process and demonstrate that teachers need an audiovisual training to be able to mediate this pedagogical practice. As a result of the literature review, it was proposed the development of a MOOC (Massive Online Open Course) that could contribute to the audiovisual formation of teachers, focusing on the production of videos using the mobile phone. The course was hosted on a free online course platform and its menu features basic concepts about film language, screenwriting, and video editing, as well as hands-on activities that can also be used in the classroom. It was concluded, therefore, that even before the teacher mediates any activity that involves the TIDCs in their classes, it is necessary that they have prior contact with the tools, know how to apply them and use them critically. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19656 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_06.pdf | 762,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.